ManualMoodle

7062 palavras 29 páginas
(versão 1.8)

Manual de Introdução ao uso do Moodle para Professores e Tutores
(Parte 1)

Tânia Rodrigues da Cruz
PLAGEDER
Núcleo de EAD
Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Imagens: Daniel Centeno
Núcleo de EAD do PLAGEDER/UFRGS

2009

Introdução

Este manual de introdução ao uso do moodle foi elaborado com o objetivo de orientar os professores e tutores para o uso de algumas funcionalidades deste ambiente virtual de aprendizagem. O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizagem de código aberto, livre e gratuito que se mantém em desenvolvimento por uma comunidade que abrange participantes de todas as partes do mundo. Por este motivo existe uma extensa documentação e manuais para os diversos tipos de usuários (administradores, professores, estudantes, desenvolvedores em diversos idiomas no Portal do Moodle. Por ser um software de código aberto é possível de ser modificado para atender demandas específicas e sincronizar informações de outras bases de dados de interesse do usuário.
A UFRGS ao adotar, no ano de 2007, o Moodle (versão 1.8) como uma de suas plataformas de EAD, definiu padrões de configuração e sincronizou algumas informações do
Moddle com seus sistemas institucionais de informação, em especial o sistema acadêmico. No início do ano de 2009 a Universidade migrou para a versão 1.9.4 do Moodle.
Tendo em vista:
a) esta sincronização de dados e as configurações específicas definidas pela Secretaria de Educação a Distância para o uso do Moodle na UFRGS, e
b) a experiência junto à equipe acadêmica do Curso de Planejamento e Gestão para o
Desenvolvimento Rural/PLAGEDER, surgiu a necessidade de elaborar este manual.
A descrição das funcionalidades aqui apresentadas destaca as especificidades das configurações adotadas para a UFRGS e as recomendações para a equipe do PLAGEDER.
Saliento que este manual está baseado nas versões 1.8 e 1.9.4 do Moodle

2

1.

O ambiente da disciplina

5

1.1.

Cabeçalho:

Relacionados