Manualderedacaoenem 1

5516 palavras 23 páginas
Manual de Redação

vicenthy@yahoo.com.br www.toenemai.com.br Prof. Dr. Vicente Jr.

1 - A ESSÊNCIA DO EXAME

O símbolo esférico e estelar do ENEM nos sugere “o ser humano no mundo”. E o mundo, em seu movimento constante, ás vezes, impede de vermos como temos problemas. Estamos no centro de tudo e não estamos sozinhos. Estar no mundo é ser cidadão, é ser participativo, é interagir usando a
Linguagem, seus códigos e suas tecnologias, uma vez que não estamos sozinhos no mundo. Se usamos adequadamente a linguagem somos sensíveis para perceber que aquilo que atinge o outro também nos atinge: um buraco na camada de ozônio,a poluição ambiental, a invencibilidade da
AIDS,a epidemia de crack, a pedofilia, o bullying etc. Se o mundo está cheio de problemas, alguém precisa resolvê-los. Quem? Os idosos, os aposentados? Não! Os jovens, os estudantes... porque eles herdarão a Terra!

“A pessoa que deseja ingressar no Ensino Superior deve ser capaz de olhar ao seu redor, de forma crítica, detectar os problemas de ordem coletiva (porque já cuida dos individuais) e, ao menos, tentar resolvê-los com a competência e a habilidade desenvolvidas no meio escolar. Se no Ensino Médio já for uma pessoa assim... vai brilhar como uma estrela no Ensino Superior e na sua vida profissional”.
(Vicente Jr.)

2 - A prova de Redação

A prova de Redação do ENEM é a que melhor exemplifica essa postura proativa do jovem consciente. Basta observar que, no comando da prova, desde os textos motivadores, um problema da realidade é apontado, algo normalmente de interesse coletivo (O trabalho escravo, o mau uso da Internet, o crescimento dos movimentos migratórios etc. ) que exige do candidato habilidades como:
1 – Observação, identificação, comparação;
2 – Senso crítico, análise, discussão, inferência;
3 – Solução ou, no mínimo, uma sugestão de intervenção naquela realidade.

Dessa forma, expressando-se por escrito, ou seja, com a PROVA DE
REDAÇÃO, tida como a mais importante, o candidato tem a

Relacionados