ManualAluno P50 P67

4327 palavras 18 páginas
O empreendedorismo e a globalização sita de pessoas empreendedoras, capazes de criar empresas privadas ou qualquer outro tipo de organização, para gerar bens e serviços destinados a satisfazer as necessidades de uma população mundial crescente.

Todas as realizações humanas constroemse pela ação empreendedora das pessoas com capacidade de agir para tornarem reais os seus sonhos. Para fazerem seus sonhos, visões e projetos se transformarem em realidade, estes empreendedores utilizam a própria capacidade de combinar recursos produtivos – capitais, matéria-prima e trabalho – para realizar obras, fabricar produtos e prestar serviços destinados a satisfazes necessidades de pessoas.
Tal como nos tempos primitivos, quando o homem das cavernas descobriu como moldar o barro, trabalhando a argila e fabricando os primeiros utensílios de cerâmica, a ação empreendedora do homem possibilitou intervir, transformar e dominar o meio ambiente, criando e inovando, avançando sempre na busca de novos patamares de produção, de melhores níveis de qualidade de vida.

Quem decide criar uma empresa, especialmente neste final de século XX, tem importância vital para a nossa sociedade, pois são grandes os desafios, como o aumento da produção de alimentos, a construção de habitações, a fabricação de medicamentos, a implantação de infra-estrutura de saneamento e transportes, entre tantas outras prioridades.
Superá-los requer a ação decisiva de empreendedores dispostos a capitanear empresas industriais, comerciais e de serviços.
Deste modo, o empreendedor estará agindo dentro de um contexto internacional muito diferente daquele vivido pelos empresários pioneiros das primeiras décadas deste século. As mudanças no ambiente internacional estimulam cada vez mais a integração econômica entre países. A formação de blocos econômicos amplia as fronteiras do comércio, criando zonas multipaíses de livre mercado, reguladas por tarifas unificadas. A constituição de megamercados com a União
Européia (UE),

Relacionados