manual tecnico

Páginas: 9 (2139 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014
MANUAL DE DIETOTERAPIA


INTRODUÇÃO

A copa é o setor responsável por armazenar, selecionar, montar e distribuir os as dietas e refeições, conforme prescrição médica. Dietas enterais adultas administradas por via oral são distribuídas através deste setor. É também o local de armazenamento dos materiais e louças utilizados exclusivamente para os pacientes internados.
O objetivo deste Manualé descrever, organizar, orientar e monitorar todas as etapas do processo do serviço das dietas e refeições aos pacientes e estabelece padrões que devem ser seguidos pelos colaboradores do Setor de Nutrição, a fim de garantir a qualidade e segurança do produto final da manipulação.
Este Manual complementa o Manual de Boas Práticas do Setor de Nutrição da Maternidade São Francisco.

LOCALIZAÇÃOINFRAESTRUTURA FÍSICA



QUADRO TÉCNICO



CARACTERÍSTICA DAS DIETAS

Adotou-se como referência a dieta normal, onde foram feitas modificações de acordo com a consistência e a especificidade de cada paciente em seis refeições diárias: Desjejum, Colação, Almoço, Lanche, Jantar e Ceia.
- Mudança na consistência dos alimentos (dieta normal, branda, pastosa, semi-líquida e líquida);- Aumento ou diminuição do valor energético total (Dieta Hipocalórica ou Hipercalórica);
- Aumento ou diminuição em um tipo alimento (Laxativa ou Pobre em Resíduos);
- Ajustes nas proporções de carboidratos, lipídios, proteínas ou nutrientes específicos (Dieta Hipossódica, Dieta para Diabético, Dieta Hipolídica, etc).

HORÁRIO DAS REFEIÇÕES

As refeições são servidas em horáriosestipulados, não devendo ultrapassar o horário limite:

Paciente:
Desjejum: Início às 06:00h e Término às 07:00h.
Colação: Início às 09:00h e Término às 10:00h.
Almoço: Início às 12:00h e Término às 13:00h.
Lanche: Início às 15:00h e Término às 15:30h.
Jantar: Início às 18:00h e Término às 19:00h.
Ceia: Início às 21:00h e Término às 21:30h.

Acompanhante:
Desjejum: Início às 06:30h e Término às07:30h.
Almoço: Início às 12:30h e Término às 13:30h.
Jantar: Início às 18:30h e Término às 19:30h.

NOMENCLATURA DAS DIETAS

A padronização da nomenclatura das dietas define as suas características, garantindo o adequado tratamento dietoterápico para a patologia ou condição clínica específica.
Dieta Normal (N): Não há restrições de consistência e preparações dos alimentos. Indicado parapacientes cuja condição clínica não exija alterações nutricionais e de consistência, sem interferência da dieta no metabolismo e TGI.
Dieta Branda (B): Utilizada como transição para a dieta Geral. Abrandamento da dieta por cocção, facilitando a mastigação e digestão. Indicado para pós-operatório onde a motilidade gástrica está debilitada. Não indicado a pacientes que necessitem de alteraçãonutricional.
Dieta Pastosa (P): Alteração na consistência dos alimentos (trituração – purês, papas e cremes) a fim de favorecer a ingestão alimentar quando as fases mecânicas do aparelho digestório apresentam-se comprometidas. Indicado para pacientes com alteração de mastigação, deglutição, risco de aspiração, doenças neurológicas, insuficiência respiratória e cardíaca, pós-operatórios de cirurgias deface, laringe e esôfago.
Dieta Semi-Líquida (SL): Alteração na consistência dos alimentos (trituração – líquidos) a fim de favorecer a ingestão alimentar quando as fases mecânicas do aparelho digestório apresentam-se comprometidas. Equivalente à dieta leve. Indicado para determinados preparos de exames e cirurgias.
Dieta Líquida (Liq): Alimentos estritamente líquidos. . Tem como objetivofavorecer a ingestão alimentar em situações em que as fases mecânicas do processo digestório encontram-se comprometidas como em pacientes com cirurgia de cabeça e pescoço, casos graves de infecção, pós-operatório, transtornos intestinais, preparo de exame e pacientes incapazes de tolerar alimentos sólidos ou com dificuldade de mastigação e deglutição.
Dieta Líquida de Prova (Liq Prova): Alimentos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual técnico
  • Manual Técnico
  • Manual Tecnico
  • Manual tecnico
  • Manual Tecnico
  • Manual Técnico de Elaboração de Manuais Administrativos
  • manual técnico médico
  • Manual Tecnico De Estetica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!