Manual stpe

1321 palavras 6 páginas
Manual resumido de revisão e padronização

Aspectos ortográficos
- norma culta da Língua Portuguesa;
- nova ortografia (utilizamos para consulta a obra Escrevendo pela nova ortografia, do Instituto Antônio Houaiss): hífen: checar uso correto (analisar casos); trema: retirar (exceto de nomes próprios ou termos derivados de nomes que levam trema, exemplo: Müller, mülleriano); ditongos ei/oi: não são acentuados os de paroxítonas (exemplos: ideia, paranoico); circunflexo: não se usa em hiatos como voo e enjoo; e em duplicações de formas verbais como creem, veem, leem.

Aspectos de padronização
- sublinhado: não usar;
- negrito: em título (ao iniciar o texto), título de capítulo (sumário e corpo do texto) e termos que o autor queira destacar.
- datas: no corpo do texto, usar “3 de abril de 2005” ou “3/4/2005”.
- itálico: em termos estrangeiros; com exceção de casos em que, sendo consenso dos revisores e dos autores, os termos recorrentes fiquem em redondo, deixando o material mais bem resolvido visualmente; em títulos e capítulos de obras no corpo do texto; nomes de obras de arte, música, filmes (que especifiquem a autoria, que difira da criação firmada por grupo ou instituição).
- redondo: em nomes de projetos, instituições, entidades, grupos, normas etc. (títulos em que a autoria é firmada por um grupo, entidade ou instituição, o que difere na autoria individual).
- bullets, marcadores, enumeradores: no corpo do texto, inserimos informações organizadas em etapas, blocos ou sequências da seguinte forma:
- usar caixa-baixa, ponto e vírgula (;) e ponto final (.) na última informação ao dar sequência ou continuidade à ideia do texto. Exemplo:
“Suas atividades são pautadas pela política de qualidade corporativa que:
- desenvolve processos de qualidade e segurança alimentar nas lojas em toda a cadeia de distribuição;
- centraliza contratação e gestão de serviços de qualidade;
- administra indicadores de qualidade;
- gere informações e

Relacionados

  • Cargos e salarios
    6981 palavras | 28 páginas
  • Gest o de Pessoas
    8595 palavras | 35 páginas
  • Chaplin
    101075 palavras | 405 páginas