Manual Microondas WA9314B

8423 palavras 34 páginas
MANUAL DE ACTIVIDADES EXPERIMENTAIS DO
SISTEMA BÁSICO DE ÓPTICA
MODELO WA-9314B

J. ROMA, Lda.

J. ROMA, Lda.

MANUAL DE UTILIZAÇÃO

www.jroma.pt

INTRODUÇÃO
Existem muitas vantagens no estudo de fenómenos ópticos na frequência das microondas. Usando um comprimento de onda de uma microonda de 2,85 cm transforma a escala das experiências. Microns transformam-se em centímetros e variáveis observadas em pequena escala em sistemas de óptica tradicionais podem ser mais facilmente observadas e manipuladas. O Sistema de Microondas da Pasco
Scientific, modelo WA-9314B inclui um transmissor capaz de gerar um comprimento de onda de 2,85 cm e um receptor com um amplificador interno (capaz de amplificar entre 1x e 30x o sinal). São igualmente incluídos um conjunto de acessórios necessárias á execução das experiências.
Este manual descreve as actividades experimentais e a manutenção necessária para realizar uma grande variedade de actividades.

EQUIPAMENTO
Canhão díodo transmissor
Mais à frente neste manual referido apenas como transmissor, trata-se de um dispositivo capaz de gerar uma saída de microondas coerente de 15 mW, polarizada linearmente, com um comprimento de onda de 2,85 cm. A unidade consiste num canhão díodo embutida numa cavidade ressonante de 10,525
GHz, um cone para direccionar o sinal de saída e ainda um suporte de 18 cm de altura para minimizar os efeitos provocados pelo tampo da mesa de trabalho. O transmissor pode ser alimentado directamente a partir dos 230 V usando o transformador de corrente fornecido com o sistema. Possui um LED indicador de alimentação eléctrica e uma escala rotativa para permitir medidas fáceis do ângulo de polarização.
O canhão díodo actua como uma resistência não linear que oscila na banda das microondas. A saída é polarizada linearmente ao longo do eixo do díodo e o cone embutido radia um feixe forte de radiação microondas centrada ao longo do eixo do cone.
Como trabalhar com o transmissor
Basta ligar à corrente através do

Relacionados