MANUAL DO MERGULHO AUTÔNOMO DESPORTIVO

24878 palavras 100 páginas
MANUAL DO MERGULHO
AUTÔNOMO DESPORTIVO
CBPDS / CMAS


Curso de Mergulho Uma Estrela
(Básico)





1

Notas explicativas
O presente manual nada mais é que a compilação de matérias, livros e tantos outros manuais e artigos que já passaram palas minhas mãos, destina-se aos iniciantes que pela primeira vez entram em contato com o maravilhoso mundo subaquático e aos praticantes do mergulho que desejam recordar a teoria e talvez, quem sabe, aprender um pouco mais de tão intrigante matéria.
Este manual tenta ser o mais lúcido, explicativo e completo possível, em certos momentos até chato e um pouco repetitivo, mas redundância é o caminho para segurança, de outra forma estaria omitindo informação que acho tão fundamental na formação de um bom mergulhador.
Durante as últimas décadas, a atividade do mergulho, assim como tantos outros esportes que mantém o homem em contato com a natureza, cresceu vertiginosamente. Porém estas atividades devem ser praticadas com segurança, e disso que este manual trata.
Pedem-se já as desculpas pelas imperfeições do texto, e aceitando-se com humildade as críticas que possam caber neste trabalho.
Adriano Peregrino
Instrutor - CBPDS/CMAS
M2/07/00006

2

História do mergulho

1

(IN: Cousteau, Jaques-Yves. O Mundo dos Oceanos)
"Os seres humanos estão prestes a voltar ao mar, como alguns mamíferos fizeram há poucos milhões de anos, para se tornarem focas, toninhas e baleias? Na ausência de drásticas mutações anatômicas e fisiológicas, é bastante improvável. Nossa silhueta, membros, pulmões, coração, veias e artérias; nossa gordura e fígado; nossos rins, pele, sangue - tudo teria de ser modificado de maneira radical para que pudéssemos ficar submersos por semanas ou meses a fio, sem morrer de exposição ao frio, sem perder a pele ou ser compelido a voltar com uma freqüência excessiva à superfície em busca de ar. Apesar da recente popularidade das atividades do mergulho, não

Relacionados