Manual de nós

Páginas: 40 (9771 palavras) Publicado: 10 de novembro de 2012
INSTRUTOR DE NÓS E AMARRAS: Daniel Maldonado de A. Lima Excursionista / Montanhista

Fortaleza – Ceará – Brasil - 2005

ARTE DE MARINHEIRO (0xx85) 3265-4478 / (0xx85) 99922673

1

INSTRUTOR DE NÓS E AMARRAS: Daniel Maldonado de A. Lima Excursionista / Montanhista

Introdução – Nós e Amarras
Amarrar o sapato, um aventa; colocar uma gravata; fazer uma tipóia; fechar um saquinho decompras; amarrar a carga, a prancha, o barco em um automóvel; ancorar um barco; arrastar troncos; rebocar um carro; erguer objetos pesados ou não; fechar uma caixa, um pacote ou transportar livros; construir abrigos, móveis e utensílios; fazer uma armadilha; prender uma barraca; armar uma rede de dormir; encastroar anzóis, unir linhas de pesca; prender-se a um andaime ou um galho de árvore para podála;encabrestar um cavalo ou prender com segurança seu cachorro; resgatar uma vítima etc. São alguns dos inúmeros exemplos do quanto os nós são importantes nas mais diversas áreas e profissões. Inclusive em nosso dia-a-dia, sendo assim essenciais em qualquer situação. Este trabalho foi concebido no intuito de servir como fonte de consulta para qualquer pessoa (experiente ou não) na “Arte dos Nós eAmarras”. Creio que em algum momento das nossas vidas iremos nos deparar com a necessidade de saber empregar um nó corretamente. Possibilitando noções elementares sobre características e cuidados com as cordas e mostrar a execução de alguns nós básicos, através de ilustrações simples e passo a passo. O treino e a prática são de fundamental importância na correta utilização dos nós e amarras, paraque não venha ocasionar acidentes a quem faz uso dos mesmos. O autor desta apostila não se responsabiliza por nenhum tipo de danos morais ou materiais sejam eles ferimentos ou situações difíceis que possam vir a enfrentar decorrente da utilização dos nós e amarras a partir das informações aqui descritas.

NUNCA ESQUECER: Sua vida ou de outros, pode depender de um nó. Por isso faça-os BEM FEITO etenha muita ATENÇÃO ao utilizá-los.

Daniel Maldonado de A. Lima
Excursionista / Montanhista

ARTE DE MARINHEIRO (0xx85) 3265-4478 / (0xx85) 99922673

2

INSTRUTOR DE NÓS E AMARRAS: Daniel Maldonado de A. Lima Excursionista / Montanhista

Cordas & Nós
Uma corda possui três componentes que são: fibras, fios e cordões. Os fios são feitos por traçado das fibras, os cordões por traçado defios e a corda por traçado dos cordões. As cordas podem ser de fibra vegetal, como: manilha, sisal, cânhamo, algodão, linho, pita, cairo, etc., fibra mineral: zinco, cobre, aço, aço inox, etc., e as sintéticas: nylon, perlon (que nada mais é que o nome fantasia para o nylon tipo 6), dacron, spectron, poliamida, polipropileno, polietileno, poliester, kevlar, etc.) estes tipos de cordas são maismaleáveis, têm uma resistência maior a abrasão, excelente capacidade de absorção de choques, e ponto de fusão relativamente alto. São muito empregadas em acampamentos, na marinha, por montanhistas, espeleólogos, e importantíssimo em operações de resgates. Muitas vezes, uma vida pode depender de um nó “bem feito”. No uso de cordas, haverá necessidade da fazer nós, quer para amarrações, quer paraemendas, quer para içar ou outros fins. Daí a importância de se saber alguns nós. Um bom exercício consiste em faze-los com as mão atrás das costas ou de olhos fechados para memorizar. Vários fatores influenciam na nomenclatura dos nós, tais como: por qual nome ele é conhecido numa determinada região, país, etc.; quem foi o criador (as vezes leva o nome de quem o criou); em que meio ou atividade éusado; etc. Em muitas ocasiões não havendo uma concordância quanto ao nome correto. Podemos citar alguns exemplos: 1 - Nó de pescador ou Nó de inglês; 2 - Calabrote ou Nó de abôço ou Nó do artilheiro; 3 - Nó d’água ou Nó de fita ou Nó duplo; 4 - Nó de borboleta ou Nó de alpinista ou Borboleta alpina; 5 - Nó de barraca ou Nó kanoê; 6 - Volta do salteador ou Nó de fuga; 7 - Nó de trapa ou Nó de ábita;...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • MANUAL
  • manual
  • manual
  • manual
  • Manual
  • manual
  • MANUAL
  • Manual

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!