Manual de estágio

Páginas: 5 (1055 palavras) Publicado: 2 de setembro de 2014








IGA – INSTITUTO GASTRONÔMICO


MANUAL DO ESTAGIÁRIO DO CURSO DE GASTRONOMIA E PANIFICAÇÃO E CONFEITARIA





2013











Caro aluno,

O Curso de Gastronomia, Panificação e Confeitaria da IGA – Instituto Gastronômico organizou este manual com o objetivo de orientá-lo no desenvolvimento de suas tarefas durante o período de estágio. Recomendamos, assim, asua leitura freqüente e atenta.
Aproveite com toda intensidade esse momento que será de suma importância na sua carreira profissional.

Boa sorte!

SUMÁRIO:







1. OBJETIVOS DO ESTÁGIO CURRICULAR:

Os estágios extra-curriculares do Curso de Gastronomia e Panificação e Confeitaria da IGA – Instituto Gastronômico têm por objetivos:
- a aplicação prática de todo o conteúdodesenvolvido durante o curso;
- aprofundamento das áreas de interesse, além de possibilitar uma interação mais ampla com algumas das principais áreas de atuação;
- propiciar melhor capacitação profissional, colocando o acadêmico em condições de atuar no mercado com competência e desembaraço.

2. CARGA HORÁRIA:

O estágio supervisionado do curso de Gastronomia e Confeitaria e Panificaçãoobedece a fundamentação legal da Lei 11.788 de setembro de 2008, que dispõe sobre o estágio de estudantes.
De acordo com a regulamentação da IGA, o estágio extra-curricular totalizará uma carga de 100 horas de 60 minutos.
Para cumprimento da carga horária, o estagiário deverá realizar até 6 horas no local de estágio, além de participar das aulas na Instituição de Ensino. O horário é definido pelainstituição que recebe o estagiário, dentro do período letivo estabelecido. Porém, tendo em vista as necessidades do campo de estágio, o aluno deverá cumprir integralmente o período estipulado no termo de compromisso.
A escolha de locais para a realização de estágios está sujeita a aprovação do professor responsável pelos estágios, coordenação do curso e/ ou da direção.
O IGA responsabiliza-sepor disponibilizar um local para a execução de estágio em empreendimentos gastronômicos, tais como restaurantes, hotéis, confeitarias, empresas etc. Porém, para solucionar problemas com alunos que trabalham, estes poderão arrumar campos de estágio que atendam as suas necessidades, com a devida aprovação dos responsáveis do curso.
A distribuição dos alunos para os locais de estágio é de competênciado professor responsável pelos estágios.

3. DEVERES DO ESTAGIÁRIO:

O aluno deverá:
- empenhar-se para demonstrar o conhecimento adquirido na teoria, sempre com simplicidade e humildade, para que esteja disponível a ouvir e aprender;
- manter sempre a postura ética na avaliação do desenvolvimento do estágio;
- dispor de horário necessário para o desenvolvimento do estágio curricularconforme cronograma e atividades estabelecidas.
- lembrar de alguns pontos disciplinares importantes como assiduidade, pontualidade, discrição no uso de roupas, sapatos, adereços, maquiagem e esmaltes. Caso ocorra alguma eventualidade, comunicar a Entidade e a Universidade imediatamente.
As faltas por doença deverão ser justificadas mediante apresentação de atestado médico no prazo máximo de 48h da data de início da licença/ausência. Entretanto, haverá a necessidade de reposição do período da ausência. A ausência até dois dias deverá ser justificada diretamente à entidade concedente e ao professor responsável pelos estágios. Entretanto se forem superior a três dias o aluno deverá apresentar o atestado médico mediante requerimento na secretaria acadêmica do IGA. Toda e qualquer ausênciadeverá ser reposta no próprio local. O não cumprimento dessas prerrogativas sujeitará ao aluno a perda de conceitos de avaliação.
O aluno deverá ainda ter o material mínimo pessoal para o acompanhamento adequado do estágio, como canetas, papéis, calculadoras. É importante ainda lembrar do uniforme (dolma transpassada de cor branca; calça preta; chapéu de cozinheiro descartável ou brim de cor...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manual estágio
  • Manual de Estágio
  • manual estágio
  • Manual estagio
  • Manual de estagio
  • Manual Estagio
  • manual de estagio
  • manual estagio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!