Manual de elaboraçlogistica

Páginas: 18 (4484 palavras) Publicado: 10 de junho de 2011
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CURSOS SUPERIORES DE TECNOLOGIA

MANUAL DE ELABORAÇÃO
DO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR
DE

AUTOAPRENDIZAGEM I

Prof. Jefferson Dias

2011

DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
O processo de diagnóstico e análise é a principal ferramenta de levantamento da atual situação de uma empresa. No decorrer desta aula, serão abordados os procedimentos utilizados para selevantar dados sobre a administração e as potencialidades da empresa, identificando as deficiências e os desequilíbrios, com vista à elaboração de um programa de reorganização e a auxiliar na tomada de decisões. O processo de diagnóstico e análise é dividido em cinco partes: o diagnóstico, a metodologia, a análise dos dados, a avaliação geral da empresa e o relatório final.

O Diagnóstico deEmpresas
O diagnóstico de empresas se constitui em um método de levantamento e análise, através de questionários, dados quantitativos e qualitativos, em um dado momento, das causas da baixa produtividade, do desempenho da administração e da potencialidade da empresa, identificando as deficiências e os desequilíbrios, com vista à elaboração de um programa de reorganização e a facilitar a tomada dedecisões. São objetivos do diagnóstico: 1 - Tomar medidas corretivas se a empresa estiver numa situação crítica: quando uma empresa se encontra numa situação crítica (alto custo de produção; má qualidade do produto; custos indiretos elevados; insatisfação do pessoal, seja por questões salariais, seja por problemas de relações humanas; depreciação acentuada da maquinaria; posição financeirainadequada; dificuldades de competição no mercado; etc), antes de se tomarem medidas para resolvê-la, cabe analisar com profundidade quais as causas reais de tais problemas, visto que solucionar efeitos se traduz por desperdício de tempo e dinheiro. Só assim poderá uma empresa preparar-se para uma reformulação global. 2 - Facilitar o crescimento da empresa se ela está em expansão: quando uma empresa seacha em fase de expansão, cumpre verificar se esta última está sendo feita desordenadamente, originando deformações no desempenho, se há falta de controle e de coordenação, se as previsões são reais, se o planejamento é adequado. Um crescimento desordenado acarreta sempre problemas graves, que uma análise preventiva pode eliminar. 3 - Controlar periodicamente o funcionamento da empresa: o diagnósticopode ser utilizado como um instrumento de controle periódico das atividades da empresa, revelando os afastamentos antes que o problema se agrave. Permite ao Administrador um controle efetivo no momento oportuno. 4 - Verificar os fatores que limitam o desenvolvimento da empresa: a determinação, em ordem de importância, dos fatores que limitam o desenvolvimento da empresa constitui um passoimportante na reorganização interna. 5 - Tornar clara a situação da empresa para todos os seus responsáveis: o diagnóstico, sendo feito em todas as áreas da empresa, oferece a cada dirigente não só a possibilidade de conhecer melhor a sua área, como também a de conhecer as demais, o que origina uma tomada de consciência da situação global da empresa, facilitando, no futuro, o trabalho da equipedirigente, quanto ao planejamento, coordenação e controle.

1

6 - Comparar a empresa com empresas similares: a empresa, conhecendo-se melhor, poderá comparar o seu desempenho financeiro, comercial, administrativo, de produção, de aprovisionamento de recursos e de estratégias de negócios com o das concorrentes, que operam no mercado. Isto permitirá a tomada de decisões que incrementem a suaagressividade nesse mercado. São inúmeras as vantagens obtidas com a aplicação deste método de diagnóstico, e será difícil enumerá-las. Destacaremos, porém, algumas com o intuito de dar relevo a certos pontos fundamentais. 1 - Possibilita identificar os problemas mais importantes e determinar uma ordem de prioridades para solucioná-los; 2 - Fixa os obstáculos a superar e os considera para estabelecer as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual
  • MANUAL
  • manual
  • manual
  • manual
  • Manual
  • manual
  • MANUAL

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!