Manual de drenagemR1

2712 palavras 11 páginas
Manual de drenagem superficial BVP Engenharia

Introdução

Esse manual visa padronizar o dimensionamento hidrológico e hidráulico dos projetos de drenagem da BVP Engenharia. Em projetos de drenagem de pilha, barragens, plataformas e outras estruturas de engenharia usualmente utilizam-se canaletas, descidas de água e canais periféricos. Nos itens que se segue será descrito o roteiro de cálculo e as dimensões padrão adotadas pela BVP Engenharia.

Canaletas

As Canaletas podem são utilizadas para interceptar as águas que precipitam sobre os taludes de corte e as plataformas. Em projetos de drenagem de pilhas as utiliza-se canaletas Berma e Crista.

As canaletas de berma devem localizar-se em todos os cortes, sendo construídas às margens dos taludes. Essas canaletas podem ser em argamassa concreto ou solo laterítico. As canaletas em solo serão escavadas no terreno e revestidas com solo laterítico.

Dimensionamento Hidráulico

O dimensionamento hidráulico consiste na determinação de uma seção transversal com capacidade hidráulica suficiente para atender à vazão de projeto.
O cálculo de vazões de projeto deve atender aos critérios constantes na NBR 13029:2005, da ABNT, a qual recomenda tempos mínimos de recorrência para precipitações de projeto nas bacias de:
100 anos para dispositivos de pequena vazão, tais como valetas de berma e proteção e descidas de água entre taludes;
500 anos para os canais periféricos de coleta e condução de águas superficiais.

Para o cálculo da vazão de projeto, calcula-se a contribuição pela aplicação do método racional, uma vez que as áreas de contribuição, sendo pequenas, estão dentro do limite de aplicabilidade desse método. A fórmula básica é:

Onde:
Q = vazão de cheia com período de retorno (m3/s);
C = coeficiente médio de escoamento superficial (adimensional); C= 0,2 - solo natural; C = 0,5 - pilha; C = 0,4 - 0,95 área perturbada.
C = 0,075 - Florestas Densas
C = 0,135 - Campos Naturais pouco Cultivados
C = 0,210 - Gramas

Relacionados