MANUAL DE CONFORTO T RMICO

1077 palavras 5 páginas
MANUAL DE CONFORTO TÉRMICO
(Frota, Anésia Barros )

Centro Universitária Moura Lacerda
Prof. Luciana
Natalia Fernandes Celant Cód. 4002558
O organismo humano e a termorregulação
O Homem é homeotérmico, ou seja, seu organismo é mantido a uma temperatura interna constante, que é de 37°C, com limite inferior de 32°C e superior de 42°C quando estamos doentes.
O organismo adquire energia através do metabolismo, termo que define as reações químicas internas que produzem energia térmica no próprio organismo, sendo mais importante a combinação do carbono (introduzido através de alimentos) com o oxigênio (introduzido através do ar pela respiração). Dessa energia, cerca de 20% é transformada em potencialidade de trabalho e 80% se transforma em calor, que deve ser eliminado para que o organismo fique em equilíbrio.
A manutenção da temperatura interna é variada e variável, se faz através do aparelho termorregulador que controla a redução dos ganhos ou o aumento das perdas de calor. Essa termorregulação exige um esforço extra do organismo, portanto, há uma queda na potencialidade de trabalho.
O organismo humano sente conforto térmico quando libera o calor produzido pelo metabolismo sem recorrer a nenhum mecanismo de termorregulação.
Reação ao frio: Quando as condições ambientais fazem com que o corpo perda mais calor do que o necessário para sua manutenção de temperatura o organismo reage através dos seus mecanismos automáticos, buscando reduzir as perdas (através do aumento da resistência térmica da pele por meio da vasoconstrição, do arrepio, do tiritar) e aumentar a produção interna – termogênese - (através do sistema glandular endócrino).
Reação ao calor: Quando as perdas de calor são inferiores às necessárias para manter o equilíbrio de temperatura interna o organismo também age por meio de deus mecanismos automáticos, mas dessa vez, intensificando a troca de calor entre o organismo e o ambiente (através da vasodilatação e da exsudação) e reduzindo a produção

Relacionados

  • arquiteto
    20219 palavras | 81 páginas
  • Soldagem MIG MAG e arame tubular
    27919 palavras | 112 páginas