MANUAL COSMETOVIGILACIA MERCUSUL

4285 palavras 18 páginas
MANUAL DE
BOAS PRÁTICAS DE FABRICAÇÃO
PARA PRODUTOS COSMÉTICOS
INTRODUÇÃO
Trata-se de uma guia para a fabricação de produtos cosméticos que visa à organização e execução de sua produção com segurança, de forma tal que os fatores humanos, técnicos e administrativos que influem na qualidade dos produtos estejam efetivamente sob controle. Os problemas devem ser reduzidos, eliminados e, sobretudo, antecipados.
Embora tais práticas estejam limitadas a formalizar o aspecto referido à fabricação, inspiram-se em um conceito de Qualidade Total.
As Boas Práticas de Fabricação:
-

Estimulam as empresas a formalizar sua garantia de qualidade, propondo-lhes uma metodologia a seguir. Estabelecem uma série de pautas para as diferentes etapas do processo de fabricação. Descrevem atividades orientadas a assegurar a qualidade do produto. Por outro lado, não devem tornar-se obsoletas seja por:
-

Desenvolvimentos tecnológicos ligados a maquinarias, embalagens ou equipamentos de controle,
Progressos em processos de fabricação e técnicas de acondicionamento, ou
Evoluções na organização da produção.

Cada empresa deverá implementar práticas de fabricação de acordo à sua realidade, assegurando um nível de garantia no mínimo igual ao proposto nestas recomendações.
A diretoria das companhias tem um papel protagonista relevante na aplicação destas normas GMP. Deve procurar que os recursos humanos, instalações e máquinas permitam seu cumprimento.
Normas GMP
1. DEFINIÇÕES
Amostragem: Conjunto de operações de recolhimento e preparação de amostras.
Auditoria: Exame sistemático e independente cujo objetivo é determinar quais as atividades ligadas à qualidade que devem ser modificadas e se tais modificações são finalmente implementadas. Podem ser denominadas "auditorias internas" ou "externas" conforme forem efetuadas por pessoal interno da empresa ou por auditores independentes. Batch: Quantidade definida de um lote homogêneo de matérias-primas, itens de

Relacionados