Manual Controle Devolu o clientes no PDV

Páginas: 6 (1282 palavras) Publicado: 1 de maio de 2015
Manual – Controle de devolução de clientes no PDV – versão 3.06/3.07

Na versão 3.06 foi disponibilizado um novo recurso onde será possível utilizar Devoluções de
Clientes em vendas no Frente de Loja, com controle das devoluções já utilizadas.
O módulo de Devolução de clientes permanece do mesmo jeito, caso o cliente não queira usar o novo recurso. O objetivo do novo recurso é atender aosusuários que realizam as Devoluções no Arius.exe e emitem aos seus clientes um contra vale (Comprovante da Devolução de Clientes) que será utilizado na próxima compra do cliente. Esse contra vale tem a informação do Protocolo da Devolução que é gerado ao encerrar a mesma. Ao realizar a venda no Frente de Loja, o contra vale é lançado como uma forma de pagamento, que está configurada no Retag para serconsultada, e o protocolo deve ser informado no campo onde normalmente é informado o Cartão do cliente. Assim, o Retag consultará se aquela Devolução é válida para ser utilizada na venda. Caso seja liberada a forma de pagamento, a venda é realizada normalmente. Posteriormente, no processamento daquela venda será realizada a baixa da Devolução, ou seja, a Devolução será marcada como já utilizada epara as próximas consultas do mesmo protocolo o Retag retornará um bloqueio

Novas Configurações:
1) Na Configuração Geral do sistema há uma configuração global para indicar qual o “Prazo para utilização de Devolução de Clientes, e essa configuração também existe por empresa.

Fig.1 – Configuração Global do sistema
2) No Cadastro de Formas de Pagamento foi adicionado o flag "Contra Vale Devolução deClientes" que identificará as formas de pagamento utilizadas no PDV que são de contra vales de devoluções. Sugerimos criar uma nova forma de pagamento CONTRA VALE DEVOLUCAO CLIENTE no ERP:
O campo PDV, tem que ser a referência do frente de caixa

Fig.2 – Configuração da nova forma de pagamento

Configuração da forma de pagto no frente de caixa:

Fig.3 – Configuração da nova forma de pagto nofrente de caixa.


Motivo de Devolução
Foi criado no Arius ERP um Cadastro de Motivo de Devolução, com o objetivo de padronizar os motivos das Devoluções de Clientes.

Fig.4 – Cadastro de motivo de devolução.


No módulo de Devolução de Clientes existe um novo campo para selecionar um dos motivos já
Cadastrados.
O cadastro é composto por Código, Descrição e o flag Utiliza na Venda (acima). Esse flag éobservado no momento da consulta do Retag, caso o flag não esteja marcado não será liberada a consulta da Devolução no Retag.


Devolução de Clientes
Para atender ao novo recurso foram inseridos alguns campos no módulo de Devolução de
Clientes já existente

Fig.5 – Devolução de clientes

São eles:
1) Data Utilização: este campo será preenchido somente no processamento da venda, quando utilizadoo contra vale da devolução em questão como forma de pagamento. Uma vez preenchido, a devolução é marcada como já utilizada e o Retag não liberará novamente a sua utilização em outra venda.
2) Motivo Devolução: campo não obrigatório onde será possível selecionar um dos motivos de devolução pré cadastrados. Com o motivo preenchido, no momento da consulta do Retag o mesmo observará se o motivo éutilizado na venda. Se não for utilizado o Retag retornará um bloqueio, caso contrário ou se não tiver motivo selecionado, o Retag retornará OK.
3) Protocolo: o número do protocolo é único e gerado automaticamente pelo sistema ao encerrar a Devolução (Imprimir Comprovante). O mesmo é utilizado para identificação da Devolução de cliente na venda. É impresso nos comprovantes Modelos 40 e 80 colunas.Além dessas alterações, foi criada uma nova Consulta das Devoluções de Clientes, já com os
campos novos. No resultado na consulta foi inserida a opção de visualização dos produtos da
Devolução.

Fig.6 – Consulta de devolução de cliente


Retag
Ao realizar uma venda no Frente de Loja é utilizado o aplicativo Retag para consulta de Formas
de Pagamento. É o Retag quem fará a validação da Devolução...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manual pdv
  • Manual pdv alterdata
  • Controle para clientes
  • Manual Cliente Oculto
  • Manual de atendimento e serviço ao cliente
  • Manual atendimento ao cliente
  • MANUAL CADASTRO CLIENTE MCX
  • Manual de venda a clientes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!