Manuais e manualiza o das atividades organizacionais

258 palavras 2 páginas
Manuais e manualização das atividades organizacionais
Os manuais apresentados no capítulo 19 tratam da sistematização em nível de estrutura. Quais seriam os objetivos na elaboração de tais manuais? Que modelos de manuais são apresentados? Quais os objetivos na elaboração desses manuais?
Os manuais têm como objetivos auxiliar na formalização de procedimentos e de regulamentos para que atendam aos requisitos dos trâmites administrativos, fazendo cumprir seus papéis na estrutura organizacional. Ou seja, o manual nada mais é do que uma forma de organizar e sistematizar o conjunto de ações e operações a serem realizadas pelas pessoas no desenvolvimento de suas atividades laborais de acordo com os pontos de vista da organização, independente do seu ponto de vista subjetivo, para que se cumpram os objetivos empresariais. Os modelos de manuais apresentados são: manual de políticas, manual de procedimentos e manual de organização.
Os objetivos na elaboração desses manuais são :
1. manual de políticas que tem como objetivo orientar a ação dos executivos responsáveis por funções de direção e de assessoramento, estabelecendo o modo de agir da empresa, expresso de maneira geral e filosófica;
2. manual de procedimentos que tem como objetivo descrever as atividades que interessam aos diversos órgãos da empresa e explicitar como elas devem ser desenvolvidas; 3. manual de organização objetiva comunicar aos gerentes e demais interessados sobre os níveis e linhas de autoridade da empresa; retratam o plano operacional e organizacional, destacando níveis hierárquicos, funções, responsabilidades, dentre outros aspectos administrativos e operacionais e, também, asseguram documentar a empresa de maneira clara, estabelecendo sua forma e estrutura organizacional.

Relacionados

  • Organizaçao de sistemas e metodos
    3033 palavras | 13 páginas
  • Identificação de perdas de conhecimento organizacional em pdvs - planos de desligamento voluntário
    49552 palavras | 199 páginas