Mansões aeroporto

Páginas: 8 (1956 palavras) Publicado: 22 de novembro de 2011
1 – INTRODUÇÃO
O bairro Mansões Aeroporto localiza-se no setor leste da cidade de Uberlândia. Este bairro surgiu, primeiramente, como um loteamento para sítios de recreio e quando foi projetado, situava-se fora do perímetro urbano.
Quando o loteamento foi criado, não existia legislação estadual ou municipal específicas, regulamentando sobre o uso e ocupação do solo.
Apesar de oloteamento ser destinado a sítios de recreio, a área assumiu características de condomínio fechado, sendo feita inclusive, uma convenção de condomínio pela Associação de Moradores. O uso da denominação do loteamento como sendo um condomínio fechado representava uma tentativa de valorização da área, para a atração da população de classe média alta, a quem o loteamento era destinado. Isto porque asáreas designadas como condomínio fechado geralmente são valorizadas por serem consideradas seguras e belas. Contudo é importante ressaltar que o loteamento nunca foi um condomínio fechado legalmente. Com a expansão do perímetro urbano uberlandense, o loteamento foi incorporado as mesmo. Surgiu, portanto uma situação contraditória: a área não pode mais ser designada loteamento para sítios de recreiojá que se encontra dentro da malha urbana, mas passou a constituir um “bairro fechado” o que não existe legalmente. Contudo a Prefeitura Municipal de Uberlândia não exige a destruição das cercas e muro que limita o bairro, desde que o acesso ao mesmo seja livre.
Alegando a falta de segurança da área, justificada pelo surgimento de novos bairros e assentamentos na região e pelo acessolivre ao bairro, moradores moveram um processo junto à Prefeitura Municipal de Uberlândia para a transformação do mesmo em um loteamento fechado. Entretanto, para a aprovação desse projeto, todos os moradores devem concordar com isso, o que não acontece. Os moradores que discordam do projeto alegam que para atingir a segurança deverão abdicar de outras vantagens, como: os serviços públicos do PasseLivre, da coleta de lixo, e da distribuição de correspondências. Além disso, deverão ainda arcar com os custos de manutenção de todos os equipamentos e espaços internos do loteamento, tais como: ruas internas, praças, redes de águas pluviais, varrição e coleta de lixo. Muitos moradores, por sua vez, não têm condições financeiras de manter um loteamento fechado.
Dessa maneira, o processo aindaestá em andamento, sem data prevista de encerramento, e divide a opinião dos moradores do bairro.
Outra questão referente ás Mansões Aeroporto é o aluguel de suas chácaras para eventos diversos que levou alguns proprietários residentes no bairro a moverem um processo devido à poluição sonora coibindo a realização dos eventos, e hoje o aluguel das chácaras para eventos é proibido.
Aárea é considerada Zona de Preservação Parcial (ZPP), assim é permitida: habitação unifamiliar, comércio varejista local, serviço local, uso misto. E são proibidos: habitação multifamiliar, exceto residência de funcionário em chácaras ou similares, agrupamento residencial, habitação de interesse social, comércio varejista diversificado, comércio especial, serviço diversificado ou especial, equipamentosocial e comunitário geral, exceto ensino básico de 1°e 2° graus, casa de saúde, repouso e tratamento, indústria de pequena, média e grande porte.
2- PONTOS ANALISADOS NA MONOGRAFIA “Mansões Aeroporto: Um bairro de contradições sob análise ambiental” DE 2003:

2-1 MEIO AMBIENTE
As árvores presentes no bairro são de baixo a médio porte, com características do cerrado, climatropical semi-úmido (FIGURA 1).
O bairro possui arborização satisfatória fora e dentro das residências, porém há uma enorme quantidade de lotes vagos que não são arborizados.
O córrego Marimbondo possui duas de suas nascentes na Fazenda Marimbondo, a qual faz divisa á sudeste com o bairro Mansões Aeroporto. A área do córrego é classificada como zona de preservação total. Foi feita uma...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • aeroportos
  • Aeroporto
  • Aeroportos
  • aeroportos
  • Aeroporto
  • aeroportos
  • Aeroportos
  • aeroporto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!