manjal limpopo

Páginas: 9 (2191 palavras) Publicado: 4 de maio de 2015





INDICE


1. Introdução 3
2.Objectivos 4
Metodologia 4
3.2 Material 4
4.Resultados e Discussão 5
4.2Biodiversidade do Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo 5
4.3.1 Comunidades 7
4.3.2 Ecoturismo 8
5 Conclusão 8
Bibliografia 9




1. Introdução
O Parque Nacional de Limpopo com cerca de 10 000 km2 de área, com 200 km de linha de fronteira com o Kruger Parque, e 56 km de cerca eléctrica quesepara o Parque da zona tampão (Abacar, comunicação pessoal, 2015). Localizando-se na província de gaza foi estabelecido ao 27 de novembro de 2001 mudando assim o estatuto e dimensões da antiga “Coutada 16”, Uma area de caca adjacente au rio Limpopo ocupando uma area de quase 3.000 km² (António Abacar, comunicação pessoal, 2015).
O parque é dividido em três zonas distintas de uso: uma zonaturística, uma zona de deserto, e uma zona de utilização de recursos (caça). Ao sul é a Barragem de Massingir, Massingir é a sede administrativa do novo parque, enquanto na fronteira norte é o rio Limpopo.
Nos últimos tempos tem sido advogado a necessidade de países vizinhos explorarem a possibilidade de gestão conjunta de recursos naturais e o desenvolvimento de oportunidades conjuntas de turismo(Lipangue, 2004). Grande parte de Áreas de Conservação em Moçambique foi estabelecida no período entre 1950 e 1970 (Sitoe, 2006).
O Parque Transfronteiriço do Grande Limpopo foi criado no dia 10 de Dezembro de 2002 pela Á frica do Sul, Zimbabwe e Moçambique. Ele representa uma superfície total de cerca de 4 milhões de hectares e cobre o Parque Nacional do Zinave e do Banhine , Krueger na Á frica doSul, o Parque Nacional do Limpopo em Moçambique e o Parque Nacional Gonarezhou no Zimbabwe com uma área de cerca de 35.000 km², (Mae, 2006; Nhancale, 2007; Muando, 2004).
Facto que causou grandes dificuldades nas comunidades que habitavam ao nível do parque; em relação as suas actividades de subsistência e estratégias de sobrevivência, estavam baseadas na exploração de recursos florestaisvisto que o sistema de maneio interditava as actividades acima citadas (Nhancale, 2007).
Uma das maiores atrações do parque nacional do Limpopo é o seu estado puro. Grandes áreas de pastagem concluem este mosaico de habitats , e variações geográficas dentro do parque garante a biodiversidade no Parque Nacional de Limpopo (António Abacar2015).

2.Objectivos
Gerais
Observar o parque nacional doLimpopo;
Avaliar sucintamente o parque nacional do Limpopo no passado, presente e futuro.
Específicos
Identificar o tipo de vegetação que ocorre naquela região;
Descrever a fauna e flora existente na região;
Descrever as comunidades que se encontram dentro do parque nacional do Limpopo;
Descrever o impacto que o parque tem em relação ao ecoturismo

Metodologia
3.1 Área de Estudo
A área escolhida pararealização do aula pratica foi o parque nacional de Limpopo, especificamente, a parte sul do parque, saindo do parque até a confluência de shingwedzi, rio dos elefantes, Macha pane, acampamento Águia pesqueiro, aldeia de mavodzi , Gyrindo ( região transfronteiriça áfrica do sul Moçambique).

3.2 Material

Guias
GPRS
Blocos de notas
Maquinas fotográficas
Guião da aula pratica.
a.Procedimentos
A saída de campo teve lugar no dia 23 de Abril do presente ano pelas 8 horas, que incluía 19 estudante, 2 docentes, e 2 motorista, durante a caminhada teve algumas paragens na Macia, e Chokwé, culminando com a chegada ao Parque Nacional de Limpopo cerca das 16 horas, onde todos estudantes participaram na montagem do acampamento e outras actividades.
No dia 24, as actividades começaram com umavisita ao bloco Administrativo do Parque, onde participou-se duma palestra sobre a criação do Parque, desafios que o parque esta sujeito, problemas que o parque sofre, reassentamento das comunidades e seus planos de desenvolvimento, maneio e conservação, (uma avaliação geral em relação ao parque). Cujo orador era o administrador do Parque, o senhor António Abacar.
Terminada a palestra as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Impacto ambiental no mercado limpopo xai-xai

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!