manisfeto de 32

429 palavras 2 páginas
Resumo sobre "Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova"

O ano é 1932, um dos momentos mais importantes da história da educação brasileira: a publicação do Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, nos principais jornais do país.
Dirigido ao Povo e ao Governo, o Manifesto faz um diagnóstico da educação brasileira na década de 30 e apresenta um plano de reconstrução educacional no Brasil. O documento foi assinado por 26 educadores e intelectuais de renome, liderados por Fernando de Azevedo, Lourenço Filho e Anísio Teixeira.
Assim, o Brasil é filho de uma Educação Nova, cujos pais seriam os educadores que tiveram a iniciativa de tentar transformar a educação do país integrada numa escola única, pública e igual para todos. Consequentemente, assim como tudo que se traz novo, causa choque, esses princípios incomodaram alguns setores conservadores e políticos do Brasil, pois ao proclamarem por uma educação democrática e laica, os Pioneiros da Educação responsabilizavam o Estado para educar o povo. A educação pública deveria afastar-se das questões religiosas, já que naquela época as pessoas ainda viviam a mercê da religiosidade. A Igreja Católica ainda dominava a sociedade. Os Pioneiros chamam-os, então, para as questões sociais, possibilitando iguais direitos para todos, écompreensível, pois o país vive, na época, em processo de crescimento das classes trabalhadoras e lento de democratização. Um país cujos povo vive com imensas desigualdades sociais, econômicas e intelectuais. Em meio a essa situação, os Pioneiros da Educação iniciaram a luta por uma educação de qualidade, com profissionais capacitados, escolas gratuitas e de iguais direitos, sem que houvesse diferença entre o ensino, decorrente da classe social. O aluno, diante de uma educação democratizada, numa escola cidadã, seria crítico e frequentador assíduo da escola, capaz de perceber a importância da busca ao Conhecimento, e, assim, perceber-se como sujeito, capaz e humano num contexto social

Relacionados

  • MANIFESTOS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇAO NOVA DE 1932
    329 palavras | 2 páginas
  • Tfg microcasa
    9041 palavras | 37 páginas