Manipulação

Páginas: 5 (1187 palavras) Publicado: 17 de março de 2014
UNIVERSIDADE ANHANGUERA UNIDERP








MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO
NO JORNALISMO LOCAL










CAMPO GRANDE-MS
MARÇO-2014

MANIPULAÇÃO DA INFORMAÇÃO
NO JORNALISMO LOCAL


Acadêmicos:


1. WILTON ROJAS DORADO– 6059010607
2. THATIELLY PEREIRA DA SILVA – 5945222431
3. ADRIANA XIMENES FRNAÇA - 6016362960


















CAMPO GRANDE-MSMARÇO – 2014

Mídia: Campo Grande News
Formato: Jornal impresso e online
URL: HTTP://www.campograndenews.com.br
Data Fundação: Março de 1998
Visualizações: 15 MILHÕES por MÊS (Fonte CampoGrandeNews.com.br)
Com base em estudos sobre a Ética em Jornalismo é possível constatar que o Código de Ética rege a conduta profissional do jornalista e dos veículos de comunicação. No entanto a cadadia que passa tem a leve impressão que tudo isso esta sendo abolido da prática profissional de alguns jornalistas e responsáveis por meios de comunicação atualmente integrados ao mercado de trabalho. Não é raro você ligar a televisão, abrir um site ou até comprar um jornal na banca do bairro e observar notícias que nos direciona a um tipo de pensamento ou de ideologia.
Parece estarmos vivendo umaem uma “pressa” na quantidade de divulgação das matérias e a ética do jornalista em si por vezes tem de ser deixada para trás, a fim de o jornalista não se ariscar a perder o emprego ou por medo de simplesmente não acatar a "ética" do veículo a que se trabalha. E é justamente nesta "ética" do veículo que se encontram os interesses que geralmente caminham em sentido contrário ao Código de Éticaque rege a conduta moral e legal do jornalista.
A conseqüência do monopólio dos meios de comunicação, da pressa inerente ao jornalismo e repassar as informações, da briga acirrada e diária pela notícia exclusiva ou da guerra pela audiência é que os jornalistas e seus patrões, muitas vezes se afastam da conduta ética e oferecem ao público uma informação “crua” de má qualidade.
Baseando-se no art.6º do Código de Ética, a conduta profissional do jornalista, onde aprendemos no primeiro semestre do curso de Jornalismo, o exercício da profissão do jornalista é uma atividade de natureza social e com finalidade pública, subordinada, portanto, ao Código de Ética. Código que constantemente é desrespeitado.
O compromisso fundamental do jornalista com a verdade dos fatos, o comprometimento afidelidade do leitor parecem nem sempre estarem pautados diariamente em todos os meios de comunicação, pela precisão da apuração dos acontecimentos e sua correta informação. Porém, diariamente, vemos jornalistas atentando contra a moral e os bons costumes das pessoas. Este é um exemplo de delito grave, dizer que fulano cometeu um crime, mas que na verdade ele não cometeu, porque ainda não foi julgadoe condenado pela Justiça, caracterizado como calúnia no Código Penal (art. 138). Temos vários casos que ilustram bem isso, bem como dizer que "fulano é gay" é uma injúria (art. 139), e se for acrescido de um fato - fulano de tal o viu se agarrando com outro aqui na faculdade - classifica-se como difamação (art. 140). Tanto a injúria quanto a difamação agridem a moral de uma pessoa, mas o crimemais grave é a calúnia, porque atenta contra moral e os bons costumes.
Não é aceitável, segundo o Código de Ética do Jornalista, art. 10º, inciso II, que o jornalista concorde com a prática de perseguição ou discriminação por motivos sociais, políticos, religiosos, raciais, de sexo e de orientação sexual. Assim como é imprescindível que ele respeite o direito à privacidade do cidadão (art. 9º,do Código de Ética e Constituição Federal). Além de ainda dever evitar a divulgação de fatos com interesse favorecimento pessoal ou vantagens econômicas e de caráter mórbido contrário aos valores humanos (art. 13º, inciso III).
Mas no meu ponto de vista o jornalista sempre deve ouvir antes da divulgação dos fatos todas as pessoas, objetos de acusações não comprovadas, feitas por terceiros e não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manipulação
  • Manipulação
  • Manipulação
  • Manipulação
  • A era da manipulação
  • Manipulação
  • manipulação
  • Manipulaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!