Manipulação genetica pesquisa

Páginas: 26 (6422 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2011
Introdução
A palavra manipulação, que dá origem ao presente trabalho, está associada a controlar directamente ou indirectamente um objecto, animal ou pessoa para actuar de uma determinada forma de acordo com os desejos do agente manipulador. Com a evolução genética surgiram novos ramos de trabalho, sendo um caso desses a Manipulação Genética.
Engenharia Genética e Modificação Genética, queserão termos abordados com o decorrer do presente trabalho, estão directamente relacionados com o processo de manipulação dos genes num organismo. Geralmente, envolvem o isolamento, a manipulação e a introdução de DNA num denominado “corpo de prova”. O objectivo é a introdução de novas características num ser vivo para aumentar a sua utilidade, bem como “alargar” a área de uma espécie de cultivo,introduzindo uma nova característica, ou produzindo uma nova proteína ou enzima. A modificação genética, um tema muito em voga nos meios de comunicação social, sendo encarada pela opinião pública, como uma ameaça ao futuro dos seres vivos. Contudo, para quem trabalha em ciências biológicas, a mesma não é mais que uma ferramenta crucial que visa aumentar exponencialmente a aquisição de conhecimentos epor conseguinte salvar muitas vidas.
Numa sociedade em que os direitos dos animais são cada vez mais considerados, os investigadores são confrontados com dúvidas sobre o que é eticamente correcto.
Deverá ser ignorado o bem-estar animal em prol do homem, ou o benefício humano a bem dos direitos dos animais? Quais são os limites?
Entre outras questões, este trabalho visa responder a tudo queesteja relacionado com manipulação genética, engenharia genética e outras questões pertinentes para o presente objecto de estudo.
Engenharia Genética
A engenharia genética (ver anexo 1) é o termo usado para descrever algumas técnicas modernas em biologia molecular que vem a revolucionar o antigo processo da biotecnologia. Pode também ser definida como o conjunto de técnicas capazes de permitir aidentificação, manipulação e multiplicação de genes em organismos vivos, é uma ciência recente que tem possibilitado a realização de experiências na área da genética, com resultados bastante surpreendentes sobre a vida.
A Engenharia Genética consiste na utilização de tecnologias que permitem alterar o genoma de organismos, inserindo um ou mais genes no DNA, ou silenciando a expressão de um gene jáexistente. O objectivo da engenharia genética é adicionar ou retirar características de seres vivos para benefício do homem.
Técnicas de Engenharia Genética
As técnicas utilizadas incluem a selecção de um gene de um organismo X, o seu isolamento, a sua manipulação, a sua reintrodução no genoma de um organismo Y e finalmente a expressão desse gene na produção de uma nova proteína econsequentemente de uma nova característica no organismo Y que foi geneticamente modificado.
Um dos exemplos mais conhecidos é a modificação genética de bactérias, com a introdução de um gene que permite que essas bactérias produzam insulina humana, uma hormona para tratamento da doença diabetes.
Outro exemplo muito conhecido é a introdução de genes em plantas para que estas adquiram resistência ao ataque depragas. Algumas plantas podem sofrer graves ataques de pragas quando são cultivadas em regiões propícias para a propagação intensa de alguns insectos. A engenharia genética pode ser utilizada neste caso para introduzir nas plantas um gene de uma bactéria que permite à própria planta produzir toxinas Bt para combater insectos específicos, como as brocas do milho. A única planta geneticamentemodificada permitida para cultivo em Portugal e na Europa, o milho Bt MON810, é um desses exemplos.
Aplicações da Engenharia Genética
Os organismos geneticamente modificados (OGM) são as aplicações mais conhecidas da engenharia genética. Existem muitas aplicações biotecnológicas da modificação genética possíveis, por exemplo, vacinas orais produzidas nas frutas. Estas pela simplicidade de produção...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manipulaçao genetica
  • manipulação genetica
  • Manipulação Genética
  • Manipulação Genética
  • Manipulação genética
  • manipulação genetica
  • Manipulação Genética
  • Manipulação genética

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!