Manipulação do corpo através da mídia

Páginas: 15 (3679 palavras) Publicado: 10 de fevereiro de 2015

Faculdade 7 de Setembro
Curso de Publicidade e Propaganda
Disciplina: Legislação e Ética
Professor: Bruno Vasconcelos




ELITÂNIA SILVA COSTA
MARINA RATTS



A DITADURA DA BELEZA: A MANIPULAÇÃO DO CORPO ATRAVÉS DA MÍDIA








2014


ELITÂNIA SILVA COSTA
MARINA RATTS





A DITADURA DA BELEZA: A MANIPULAÇÃO DO CORPO ATRAVÉS DA MÍDIA





Trabalhoapresentado à Verificação Parcial 1(VP2) de Legislação e Ética do curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade Sete de Setembro, FA7.
Orientador: Profº. Bruno Vasconcelos.









2014
Nossa atual sociedade vive numa realidade onde o culto e a busca pelo chamado “corpo perfeito” é intensa, seja ela feita por homens oumulheres, a questão do corpo e beleza certa são assuntos recorrentes que nos estendem aos mais variados meios de comunicação da massa atual. O padrão de beleza sofreu diversas transformações no decorrer dos tempos, muito do que era bonito antigamente, hoje não é mais. Falar sobre beleza se torna um assunto delicado, pois passando por inúmeras mudanças de padrões estéticos, a mídia, nas últimasdécadas principalmente, tem sido um ditador da beleza obrigatória com sua imagem padrão de corpos magros, sarados e a pele com aparência cada vez mais jovem fazendo com que mulheres e homens tornem-se escravos de produtos e procedimentos estéticos em busca de uma perfeição que geralmente não existe.
Rachel Moreno (2008) em seu livro A beleza impossível afirma que, do século XVI até hoje, houvevárias mudanças das percepções corporais, desde a valorização da parte de cima (rosto, colo etc.), passando a parte de baixo (cintura, quadril, pernas etc.) até as curvas do corpo.
Com a chegada do século XIX, chegou também uma grande mudança no cenário feminino. As mulheres aos poucos foram conseguindo mais liberdade e começaram a entrar no mercado de trabalho se tornando assim mais independentes.Dessa forma, a beleza começa a sinalizar novas formas de liberdade, mas uma liberdade que vai formando um olhar mais crítico ao corpo feminino. Começam a surgir inovações cosméticas, cirurgias plásticas e tratamentos para tratar as imperfeições que passaram a serem descobertas no corpo da mulher, como por exemplo, a celulite, as rugas etc. Os corpos carnudos vão dando lugar aos magérrimos, asgordas e obesas vão sendo vistas como relaxadas ou frustradas, e assim a ditadura da magreza se insere na vida das pessoas. A roupa vai acompanhando as mudanças e, além de tudo, a moda também muda nos pés e para além do que se pode ver como é o caso das roupas íntimas.
Segundo Wolf (1998), o sistema encontrou uma nova forma de aprisionar as mulheres, que estavam conquistando seu espaço e nada podiadetê-las. A ditadura da beleza entrou em cena, se tornou uma coerção social e vem colocando moldes a todas as conquistas femininas já alcançadas, pois a maioria das mulheres não se sente satisfeita com sua aparência física e competem umas com as outras sempre buscando se sentir melhor em uma rivalidade que não tem fim.

“Uma economia que depende da escravidão precisa promover imagens de escravosque "justifiquem" a instituição da escravidão.” (WOLF,1998, pág.22)

Em busca dessa beleza exageradamente perfeita, sendo que a maioria das vezes não são alcançadas, pois muitas delas só se consegue através de editores de vídeos e fotografias, os indivíduos se tornam dependentes de procedimentos estéticos, muitas vezes arriscando até a própria saúde em busca de um padrão impostodisfarçado de uma simples vaidade. Diante disso, o mercado cosmético e estético apresenta ao público cada vez mais produtos e tratamentos com promessas de uma beleza impecável.
Além dos processos estéticos, outro ponto que chama a atenção para a obsessiva preocupação com a forma corporal perfeita que hoje se estabeleceu entre os indivíduos, é o fato de toda uma remessa de novas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manipulação da sociedade através da mídia
  • corpo midia atraves dos tempos
  • 10 Estrategias de manipulação através da mídia
  • manipulação da midia
  • Manipulação da Mídia
  • Midia e manipulação
  • Corpo e midia
  • O corpo e a midia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!