Manilha mecânica fabricada por soldagem mag

Páginas: 10 (2355 palavras) Publicado: 16 de janeiro de 2013
Fabricação de manilhas mecânicas por forjamento e soldagem a arco com proteção gasosa (GMAW)
João Paulo Roscoe Ramires Pereira, Vinícius Tadeu Guimarães, Carlos Alberto Silva
Universidade Federal de Minas Gerais/ Departamento de Engenharia Mecânica, Belo Horizonte, Minas Gerais, Brasil. joaopaulorrp@gmail.com; viniciustadeu88@gmail.com; betomec@yahoo.com.br

Resumo

O presente trabalho visaestudar o processo de fabricação de manilhas mecânicas, utilizando os processos de forjamento e soldagem a arco com proteção gasosa (GMAW), utilizando gás ativo (MAG). As manilhas mecânicas são utilizadas para movimentação ou fixação de cargas e são formadas por duas partes facilmente desmontáveis, consistindo em corpo e pino. São conformadas normalmente por forjamento. Faz-se, neste trabalho, aanálise de viabilidade da utilização do processo de soldagem para realizar a união dos olhais coaxiais ao corpo da manilha.

Palavras-chave: Manilha mecânica; soldagem.

Abstract: This work aims to study the manufacturing process of mechanical shackles using the forging processes and Gas Metal Arch Welding (GMAW) using Metal Active Gas (MAG). The shackles are used for mechanical fixing ormoving loads and are formed by two easily dismantled parts, consisting of body and pin. Typically are formed by forging. It is, in this work, the feasibility analysis of the use of the welding process to achieve the unity of the body of eyelets coaxial flange.

Key-words: Mechanic Shackle; Welding


1. Introdução
As manilhas mecânicas são amplamente utilizadas na indústria para transporte efixação de cargas. O conjunto, denominado manilha mecânica, é composto por um pino e dois olhais coaxiais unidos a um corpo. A forma do corpo indica o tipo de manilha que pode ser denominada reta ou curva. Usualmente, o corpo e os olhais são conformados utilizando o processo de forjamento, assim como os pinos.
As manilhas mecânicas são normalmente submetidas a esforços de tração e cisalhamento,que variam de intensidade em função da parcela analisada da peça. Este estudo avalia o desempenho destas peças quando solicitadas por cargas compreendidas entre 0,63 a 32 toneladas.
Avalia-se neste trabalho a utilização da soldagem a arco com proteção gasosa (GMAW), para unir os olhais às duas extremidades do corpo da manilha mecânica, bem como os materiais a serem utilizados e as demaisvariáveis que envolvem este tipo de solda.
A soldagem MIG e MAG pode ser utilizada para materiais com uma faixa de espessura ampla e pode ser automatizado de maneira relativamente simples. O processo de soldagem GMAW também se destaca pela versatilidade em termos de posições de soldagem e sua produtividade elevada.
No processo de soldagem a arco com proteção gasosa (GMAW), a união de peças metálicasé produzida pelo aquecimento destas com um arco elétrico estabelecido entre um eletrodo metálico nu e a peça de trabalho [2]. A proteção do arco e da região da solda contra contaminação pela atmosfera é feita por um gás ou mistura de gases, que podem ser inertes ou ativos. Quando os gases de proteção são inertes, o processo é conhecido como MIG (Metal Inert Gas). Quando os gases de proteção sãoativos, o processo é denominado MAG (Metal Active Gas). Um arco elétrico é formado, fundindo as peças a serem unidas e o arame eletrodo, que é transferido para a junta e constitui o metal de adição.

2. Materiais
2.1 – Corpo, olhais e pino
O aço que compõe o corpo, olhais e pino deve ser produzido por forno elétrico, ou de injeção de oxigênio, e possuir granulação fina [1]. Isto pode serconseguido, assegurando-se que o aço contenha uma quantidade suficiente de alumínio ou um elemento equivalente, por exemplo, de maneira a permitir a fabricação de manilhas estabilizadas quanto ao envelhecimento induzido por deformação durante o serviço. O aço deve ser totalmente acalmado, adequado para forjamento e capaz de ser tratado termicamente para obter as propriedades mecânicas requeridas....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Soldagem MAG
  • Curso Soldagem MIG MAG
  • Soldagem MIG/MAG
  • Processo de Soldagem MAG
  • Soldagem mig mag
  • Processo de Soldagem MIG-MAG
  • Soldagem mig mag
  • Processo de soldagem: Mig mag

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!