manifesto

Páginas: 5 (1171 palavras) Publicado: 15 de setembro de 2013

1. Para Marx e Engels, a história de todas as sociedades que existiram até nossos dias tem sido a história das lutas de classes. Homem livre e escravo, patrício e plebeu, barão e servo, entre outros. Sendo assim, opressores e oprimidos, sempre em oposição, uma guerra que teve por resultado uma transformação revolucionaria, da sociedade em geral, ou pela destruição das duas classes em luta. NaRoma antiga, Idade Média, entre outras épocas, encontramos a presença de novas divisões hierárquicas de classes sociais.

2. A burguesia existe com o propósito de revolucionar incessantemente os instrumentos de produção e consequentemente as relações de produção e todas as relações sociais.

3. À medida que aumenta o caráter cansativo do trabalho, decrescem os salários. Mais ainda, aquantidade de trabalho esta relacionada ao desenvolvimento do maquinismo e da divisão do trabalho, quer pelo aumento do trabalho exigido em um tempo determinado, ou pela aceleração do movimento das máquinas. Os trabalhadores das fábricas recebiam salários baixos, enfrentavam péssimas condições de trabalho e não tinham direitos trabalhistas. Quanto menos o trabalho exige habilidade e força, isto é, quantomais a indústria moderna progride, tanto mais o trabalho dos homens é suplantado pelo das mulheres e crianças com salários abaixo dos homens. No aspecto social, estabeleceu-se um distanciamento cada maior entre o operariado, vivendo em condições de miséria, e os capitalistas. Separavam-se em quase tudo, no acesso à modernidade, nas condições de habitação e mesmo nos locais de trabalho: nas grandesempresas fabris e comerciais, os proprietários já não estavam em contato direto com os operários, delegando a outros administradores as funções de organização e supervisão do trabalho. As jornadas de trabalho oscilavam entre 14 e 18 horas diárias. Os salários, já insuficientes, tendiam a diminuir diante do grande número de pessoas em busca de emprego e da redução dos preços de venda dos produtosprovocada pela necessidade de competição. Isso sem contar que as inovações tecnológicas, muitas vezes, substituíam inúmeros trabalhadores antes necessários à produção. Aumento das horas de trabalho, baixos salários e desemprego desembocavam frequentemente em greves e revoltas. Com ausência de leis trabalhistas, os trabalhadores organizaram-se, então, em sindicatos para melhor defenderem os seusinteresses: salários dignos, redução da jornada de trabalho, melhores condições de assistência e segurança social, etc. Diante desse quadro surgiram as novas doutrinas sociais, pregando a criação de uma nova sociedade, livre da miséria e da exploração reinante.


4. A) As classes médias - pequenos comerciantes, pequenos fabricantes, artesãos e camponeses - são aquelas que se situam entre a altaburguesia e os proletariados, não são revolucionárias, mas conservadoras; mais ainda, reacionárias, pois pretendem fazer girar para trás o rumo da História. Quando são revolucionárias é em consequência de sua iminente passagem para o proletariado; não defendem então seus interesses atuais, mas seus interesses futuros; abandonam seu próprio ponto de vista para se colocar no lugar do proletariado.5.
B- Lumpen-proletariado: Pode ser considerado como um produto passivo de putrefação das camadas mais baixas da velha sociedade, às vezes, ser arrastado ao movimento por uma revolução proletária; todavia, suas condições de vida o predispõem mais a vender-se a reação. Assim, segundo os teóricos da revolução, o lumpen-proletariado seria pernicioso, já que seu cinismo e sua absoluta ausência devalores poderiam contaminar a consciência revolucionária do proletariado.


6. Incompleto

7. Desde o estabelecimento da grande indústria, a burguesia conquistou a soberania exclusiva no Estado representativo moderno, pois este fingi atender as necessidades da maioria quando na verdade facilita a vida dos burgueses que os compraram.

8. 1ª fase: Teve inicio na Inglaterra em meados do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O que é um manifesto?
  • Manifesto
  • Manifesto
  • manifesto
  • manifesto
  • Manifesto
  • Manifesto
  • Manifesto

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!