MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA

Páginas: 8 (1752 palavras) Publicado: 30 de janeiro de 2015

OS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA, MANIFESTO DOS PIONEIROS 1932 E 1959
CONVERGENCIAS, DIVERGENCIAS E COOPERAÇÃO

EZEQUIEL M. LOPES CIRNE*


[...] o dever mais alto, mais penoso e mais grave é, de certo, o da educação que, dando ao povo a consciência de simesmo e de seus destinos e a força para afirmar-se e realizá-los, entretém, cultiva e perpetua a identidade da consciência nacional, na sua comunhão íntima com a consciência humana. (MANIFESTO de 1932, 2006, p.203).

Dissertação para segunda avaliação da disciplina, Filosofia brasileira, sobre o Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova, de 1932 e o Manifesto dos Educadores mais uma vez Convocadosde 1959 uma caracterização dos pontos em comum e as diferenças que se relacionam quanto as demandas em torno da educação, e do ensino na filosofia do Brasil. Críticas e questões relevantes entre os dois Manifestos, e a influência do pensamento de John Dewey no que concerne a filosofia da educação brasileira.
Tendo em vista o alto índice de analfabetismo do pais, e devido a República Velhamostra-se ineficiente em formar elites necessárias para uma modernização, isto é, não consegui criar um modelo de educação eficaz que contemple a todos, em Março de 1932 foi lançado “O MANIFESTO DOS PIONEIROS” da Educação Nova, que exige um projeto de reconstrução na educação em todo o pais. Assim sendo, os Pioneiros da Educação Nova, lança um documento de política educativa em que, mais que a defesada Escola Nova estava em jogo a defesa de uma escola pública de qualidade e toda uma reforma educacional.
Não queremos dizer com isso que a escola no Brasil esteja desorganizada, ela está inorganizada isto é, ela ainda não se organizou, é preciso que a educação no Brasil seja tratada da mesma forma que os assuntos sério estão sendo tratado até porque nota-se uma evolução na ciência, tecnologiae na economia, com a educação não poderia ser diferente, seria necessário segundo os Pioneiros tirar a população de um estágio pré-lógico e ingressar em uma sociedade amadurecida que seja capaz de planejar sua própria vida e até interferir no rumo de uma sociedade de forma positiva. Coube ao intelectual Anísio Teixeira, a responsabilidade em introduzir o pensamento e as ideias deweyanas naeducação brasileira. Haja vista, que Anísio Teixeira foi aluno de John Dewey na Universidade de Columbia, em Nova Iorque, daí a sua afinidade com o pensamento do filosofo norte-americano. “É importante ressaltar que ele não está sozinho na propagação da Escola Nova e no esforço de transformar a educação brasileira do período, a fim de adaptá-la às mudanças do mundo moderno” (LOURENÇO FILHO,1961, p.63).Podemos entretanto, atribuir ao pensamento filosófico de John Dewey, como uns dos responsáveis pelo desencadeamento na educação de renovação nas ideias e das práticas pedagógica, a época conhecida como Escola Nova, onde nota-se o ideal deweyano de organizar a escola como representação da sociedade. O Manifesto definia um amplo programa educacional, como a erradicação do analfabetismo, superação dadesigualdade escolar, melhoria na qualidade do ensino, valorização dos profissionais da educação e fomentar a formação do profissional professor, rompendo assim, com a estrutura que o ensino vinha tendo até então, ou seja um ensino elitista separado do meio social, e um rompimento com a escola verbalista tradicional.
Essa discussão quanto aos legítimos fins da Escola Nova ocupou grande parte docenário educacional durante os primeiros anos da década de trinta no Brasil. Os defensores da educação nova, a exemplo de Lourenço Filho e Anísio Teixeira, em que pesassem as diferenças entre eles, tendiam a sustentar que a educação renovada, no afã de diferenciar-se de ensino tradicional, não deveria enveredar em extremos no ideal de respeito pela individualidade infantil. (CUNHA, 1996, p. 7)....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O que foi o manifesto dos pioneiros da educação nova
  • O Manifesto dos Pioneiros da Educação Nova
  • O MANIFESTO DOS PIONEIROS DA EDUCAÇÃO NOVA (1932)
  • MANIFESTOS DOS PIONEIROS DA EDUCAÇAO NOVA DE 1932

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!