manifesto comunista

Páginas: 2 (375 palavras) Publicado: 17 de junho de 2013
Ao discutir o consumo Marx enfatiza que segundo as relações estabelecidas no ato de consumo podemos distinguir três tipos de consumo: o primeiro, denominado de consumo produtivo está relacionado àreprodução dos meios de produção, a exemplo do consumo de estradas ou do consumo de energia, que são indispensáveis para propulsar as máquinas no processo de produção, ou mesmo do consumo de escolas ehospitais que são fundamentais para a reprodução da força de trabalho. O segundo, chamado de consumo individual é relacionado à reprodução da força de trabalho, como o consumo de alimentos. Oterceiro, denominado consumo de luxo, embora se constitua, também, num tipo de consumo individual, extrapola as necessidades básicas.

O consumo produtivo em relação aos demais se situa no âmbito doconsumo coletivo. Uma estrada ou o fornecimento de energia, tanto quanto uma escola ou um hospital, são concebidos para serem consumidos coletivamente. Mais precisamente, seu valor de uso é coletivo eresponde a uma necessidade social que só pode ser satisfeita coletivamente.

Para nosso objetivo, de recuperar o conceito de condições gerais de produção, é o consumo produtivo que nos interessa.Trata-se de um consumo coletivo e essa característica de ser coletivo é que levou à difusão do termo ‘consumo coletivo’ como sendo sinônimo de ‘consumo produtivo’. A opção pelo uso do termo ‘consumocoletivo’ também se relaciona ao debate daquela época que envolveu os marxistas sobre o que seria, na sociedade do século XX, trabalho produtivo. Para alguns, o trabalho produtivo seria apenas aqueleprodutor de mais valia e, para outros, poderia incorporar outras formas de trabalho que não envolvessem diretamente a produção de mais valia. A mudança do termo ‘produtivo’ para ‘coletivo’ tinha a vantagemde não trazer para o interior da discussão da relação entre consumo e urbanização, polêmicas que bem podiam ser neutralizadas. E tinha a vantagem de indicar que esse tipo de consumo (o consumo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesto comunista
  • manifesto comunista
  • Manifesto comunista
  • O manifesto comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista
  • Manifesto Comunista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!