Manifesto Comunista _ Resenha Crítica

Páginas: 12 (2800 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Manifesto Comunista

Esta obra expressa a concepção de Karl Marx e Friedrich Engels sobre o modo de produção capitalista, a enorme desigualdade social decorrente deste e a necessidade de união dos trabalhadores na luta contra a burguesia, detentora dos meios de produção.
Karl Marx, filósofo alemão, é pai do socialismo científico, também conhecido como marxismo. Seus trabalhos influenciaramdiversas áreas do saber humano, como a sociologia, a economia, a filosofia e a história.
Friedrich Engels, também filósofo, é autor, ao lado de Marx, de diversas obras que revolucionaram o pensamento e a análise social. O Manifesto Comunista é considerado fundador do socialismo científico, uma teoria que parte da concepção de que os fenômenos históricos podem ser analisados e até mesmo previstos,ainda que parcialmente, com base no conhecimento das leis que governam o funcionamento da história. Por essas mesmas leis, seria possível deduzir que o capitalismo viveria sucessivas crises até ser derrotado pela luta do proletariado organizado em um partido político, que implantaria o socialismo.
A publicação do Manifesto Comunista se dá em 1848, e tem por base três conceitos principais:

•Dialética – A natureza e a sociedade passam por um processo ininterrupto de mudanças. Esse processo é dialético, isto é, move-se pela luta de forças contrárias. O confronto promove mudanças qualitativas e quantitativas na realidade.
• Modo de produção – Toda sociedade possui uma base material (estrutura) representada pelas forças de produção econômica (os instrumentos e pessoas nela envolvidos) epelas relações sociais de produção (de dominação, de solidariedade). Este modo de produção condiciona, de maneira geral, a vida social, política e intelectual. Assim, para Marx, não é a consciência dos homens que determina sua existência, mas sim a existência que determina sua consciência.
• Luta de classes – Em termos sociais, o que move a história humana é a luta de classes, que só terminariacom a construção da sociedade comunista perfeita. Nela desapareceriam a exploração de classes e a injustiças sociais.

Contexto

A obra insere-se num período de grandes transformações sócio-econômicas, derivadas do Liberalismo e da Revolução Industrial:




Liberalismo

Augusto Lanzoni, na obra Iniciação às Ideologias Políticas, relata que o liberalismo tem a sua base voltadainteiramente para a idéia da liberdade. É uma filosofia global, que envolve todos os aspectos de um sistema e não somente o econômico ou político.
O autor enumera algumas características deste sistema:

• Desconfia profundamente do Estado.
• Condena todo e qualquer poder absoluto.
• Procura limitar o poder. Para evitar que seja exercido por uma autoridade sem limites, o liberalismo propõe formasinstitucionais como divisão de poderes, constituição, descentralização administrativa e restrição do campo de atividade do estado.
• O liberalismo é contra autoridades intelectuais e religiosas, portanto, ele é anticlerical, muito embora tenha havido um liberalismo católico, de muita influência no final do século XIX.
• O liberalismo defende acima de tudo o individualismo. O indivíduo é colocado àfrente da razão do estado, acima dos interesses dos grupos e acima das exigências da coletividade, das organizações, das associações e dos sindicatos.
• A livre concorrência: justifica-se pela explicação simples de que o povo teria vantagens, pois que, havendo concorrência entre vários comerciantes ou industriais, os preços das mercadorias tenderiam sempre a manterem-se baixos, evitando também omonopólio. A lei da oferta e da procura é a máxima do liberalismo econômico.
• O liberalismo incentiva a emancipação da mulher (feminismo). Segundo o liberal, a mulher estaria liberta da tutela do marido. Portanto, ele é favorável ao divórcio.

Revolução Industrial

A utilização de motores (usados como força propulsora) e de máquinas para produzir mercadorias, começou na Inglaterra, na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Resenha critica do manifesto comunista
  • Resenha Crítica do Manifesto Comunista
  • Resenha Crítica Manifesto Comunista
  • Resenha critica do manifesto comunista
  • Resenha crítica do manifesto comunista
  • Resenha crítica do livro: O manifesto comunista
  • [Resenha crítica] manifesto do partido comunista – marx e engels
  • Resenha o manifesto comunista

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!