Manifestaçoes culturais da 2ºmetade do século xx

1869 palavras 8 páginas
INTRODUÇÃO

A Química é a ciência que estuda a matéria, as transformações dessa matéria e a energia envolvida para que essa transformação ocorra. Ela é tida como ciência central, pois é a ponte entre a física e as ciências naturais como a biologia.
Ela surge há muito tempo atrás, quando existia somente a Alquimia, período que os alquimistas buscam glórias e riquezas através da fórmula da juventude e da pedra filosofal (pedra que transformaria qualquer metal em ouro). Foi nesse período que vários medicamentos e alguns elementos químicos foram descobertos acidentalmente. Hoje vemos que a Química e a Alquimia não são a mesma coisa, pois a Alquimia acreditava que forças sobre naturais, quando corretamente invocadas, influenciavam nas transformações da matéria.
Os princípios básicos da Química aparecem pela primeira vez na obra “The Sceptical Chymist” do cientista britânico Robert Boyle. A Química surge realmente como ciência séculos depois com os estudos de Antoine Lavoisier, o pai da Química Moderna, e suas descobertas em relação ao oxigênio, à lei da conversação da massa e a reflutação da teoria do flogisto como teoria da combustão.
Com a descoberta e produção em laboratório da primeira tinta sintética, o azul de Prússia, a Química toma proporções gigantescas e começa a ser usada para tudo, seja na produção de conservantes de alimentos à produção de tecidos sintéticos.
Hoje são diversas as ramificações da Química, as principais são:
Química Inorgânica: é a parte que trata das propriedades e das reações dos compostos Inorgânicos.
Físico-Química: é o estudo dos fundamentos físicos dos sistemas químicos e dos processos físicos. Em particular, a descrição energética das diversas transformações faz parte desse ramo da Química.
Bioquímica: é o estudo dos compostos químicos, das reações químicas e das interações químicas que acontecem nos organismos vivos.
Química Analítica: é o estudo de amostras de materiais, para se conhecerem a sua composição química e sua

Relacionados

  • Historio 9ºano
    10695 palavras | 43 páginas