Manifesta Es2015

253 palavras 2 páginas
Legenda: Alta adesão da classe média surpreende o cenário dos protestos

As manifestações de 2015 continuam colocando o governo em situação bastante delicada. Alguns fatores que podem atrapalhar a recuperação da presidente Dilma devido ao descontentamento de movimentos sociais e sindicatos com as medidas de arrocho fiscal. Outro fator que direciona os rumos da popularidade da presidente é o surgimento de mais denúncias de corrupção, na medida em que avançam as investigações na Lava Jato.
Milhares de pessoas foram às ruas, com faixas e manifestaram a saída da presidente Dilma Rousseff do governo.
Em São Paulo, palco principal da manifestação foi na Av. Paulista e a PM calculou a presença de 1 milhão de pessoas. Em Brasília contabilizaram 40 mil pessoas, e 15 mil no Rio Janeiro. Houve protestos também em: Salvador, Recife, Belém, Vitória, Fortaleza, Curitiba e Porto Alegre.
O Ministro José Eduardo Cardozo afirmou que o governo se compromete em adotar medidas de combate à corrupção e que tem sólido interesse em torno do debate acerca da reforma política.
Os protestos surpreenderam pelo contingente de pessoas de diversas faixas etárias que se uniam claramente pelo antipetismo e que resultou na queda vertiginosa na popularidade da presidente tornando o governo fracassado e sem respaldo. A presidente está isolada, sem espaço de manobra e nenhuma flexibilidade, o que alguns estudiosos definem como “paralisia de gestão”.

Tais fatores colaboram com o cenário de protestos: arrocho fiscal e seguidos escândalos de corrupção e o difícil para a Presidente Dilma será reconstruir a confiança dos brasileiros.

Relacionados