Manifesta Es No Brasil Junho 2013

Páginas: 7 (1547 palavras) Publicado: 16 de abril de 2015
Isto tudo é sobre o quê?

- Ele é sobre trabalhar 5 meses do ano pra pagar impostos, e mesmo assim não ter nenhum resultado;
- É sobre a distância enorme entre o estado e a população, impossibilitando qualquer tipo de diálogo.
- É sobre propostas de leis que atentam à nossa liberdade, e à constituição.
- É sobre a impunidade de quem, em tese, deveria nos representar e comete algum crime.
- Ésobre a má gestão econômica do Brasil, que ocasionou na volta da inflação, na estagnação do PIB e outras mazelas econômicas, que estão acontecendo, e ainda vão acontecer.

Sim, esses são os motivos. Esqueça a MPL dizendo que o foco são os 20 centavos. E os preços dos alimentos aumentando? E os impostos absurdos que pagamos? E os preços dos alugueis, grotescos? E a impunidade daqueles que deveriamrepresentar a vontade do povo, mas desviam dinheiro? E os projetos de lei que são contra o próprio povo? Nem de longe as manifestações são sobre os aumentos de ônibus. Além desse motivo ter sido apenas um estopim, é uma espécie de bode expiatório. Quando os políticos "tentarem te entender", fale esse motivos. Acho que estão bem claros, e bem óbvios.

Carta aberta dos movimentos sociais à presidentaDilma Roussef
Ela é assinada por 35 entidades do movimento social e popular. Elas propõem a realização urgente de uma reunião nacional, envolvendo governos estaduais, prefeitos das principais capitais, e os movimentos sociais, como forma de encontrar saídas para enfrentar a grave crise urbana que atinge nossas grandes cidades.

Cara Presidenta,

O Brasil presenciou, nesta semana, mobilizações queocorreram em 15 capitais e centenas cidades. Concordamos com suas declarações que afirmam a importância para a democracia brasileira dessas mobilizações, cientes que as mudanças necessárias ao país passarão pela mobilização popular.
Mais que um fenômeno conjuntural, as recentes mobilizações demonstram a gradativa retomada da capacidade de luta popular. É essa resistência popular que possibilitou osresultados eleitorais de 2002, 2006 e 2010. Nosso povo, insatisfeito com as medidas neoliberais, votou a favor de um outro projeto. Para sua implementação, esse outro projeto enfrentou grande resistência principalmente do capital rentista e setores neoliberais que seguem com muita força na sociedade.
Mas, enfrentou também os limites impostos pelos aliados de última hora, uma burguesia interna,que na disputa das políticas de governo, impede a realização das reformas estruturais, como é o caso da reforma urbana e do transporte público.
A crise internacional tem bloqueado o crescimento e com ele, a continuidade do projeto que permitiu essa grande frente que, até o momento sustentou o governo.
As recentes mobilizações são protagonizadas por um amplo leque da juventude que participa pelaprimeira vez de mobilizações. Esse processo educa aos participantes permitindo-lhes perceber a necessidade de enfrentar aos que impedem que o Brasil avance no processo de democratização da riqueza, do acesso a saúde, a educação, a terra, a cultura, a participação política, aos meios de comunicação.
Setores conservadores da sociedade buscam disputar o sentido dessas manifestações. Os meios decomunicação buscam caracterizar o movimento como anti Dilma, contra a corrupção dos políticos, contra a gastança pública e outras pautas que imponham o retorno do neoliberalismo. Acreditamos que as pautas são muitas, como também são as opiniões e visões de mundo presentes na sociedade. Trata-se de um grito de indignação de um povo historicamente excluído da vida política nacional e acostumado a enxergar apolítica como algo danoso à sociedade.
Diante do exposto nos dirigimos a V. Ex.a para manifestar nosso pleito em defesa de políticas que garantam a redução das passagens do transporte público com redução dos lucros das grandes empresas. Somos contra a política de desoneração de impostos dessas empresas.
O momento é propício para que o governo faça avançar as pautas democráticas e populares, e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifesta Es 2013
  • jornada de junho 2013 no brasil
  • Manifestação no Brasil Junho/2013
  • Junho de 2013 mês das manifestações no Brasil
  • Protestos no Brasil
  • Manifesta Es No Brasil
  • Manifesta Es Populares No Brasil
  • Manifesta es populares no brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!