Manifestações

Páginas: 2 (372 palavras) Publicado: 7 de dezembro de 2013
A NECESSECIDADE DE REIVINDICAR NOSSOS DIREITOS ATRAVÉS DAS MANIFESTAÇÕES.




As manifestações são uma forma de ação de um coletivo de pessoas em favor de uma causa. As manifestações são umaforma de ativismo e habitualmente consistem numa concentração e/ou desfile, em geral com cartazes e com palavras de ordem contra ou a favor de alguém.
As manifestações têm o objetivo de demonstra (emgeral ao poder instalado) o descontentamento com algo ou a respectiva promoção em relação às matérias públicas. É habitual que se considere as manifestações um êxito quando se tem uma grande quantidadede pessoas. Os tópicos das manifestações são em geral do âmbito político, econômico e social.
O uso das manifestações vem de séculos atrás, onde as pessoas utilizavam desse método para obtermelhorias em suas classes.
O direito a se manifestar é garantido pela Constituição Brasileira. O exercício desse direito é analisado caso a caso, pois não pode também ser ultrapassado por outros direitostambém constitucionalmente garantidos, podemos citar como exemplo o direito de ir e vir de outras pessoas, as manifestações nos centros urbanos são um grande exemplo já que quando utilizadas grandesvias públicas é necessário que uma faixa seja liberada para o uso de outros não presentes na manifestação ou até mesmo informar as autoridades o trajeto da manifestação para que outra via seja liberada eo trânsito seja desviado.
O estado democrático de direito garante e deve fazer prevalecer o direito de manifestação, sobretudo quando ao houver violação a integridade física das pessoas e quando nãohouver dano ao patrimônio público.
O povo utiliza das manifestações geralmente para pedir igualdade social, já que em muitos lugares a desigualdade é muito visível. Com o sistema capitalistavigente, a população reivindica a dura jornada de trabalho, o baixo salário da classe trabalhadora, os salários altíssimos dos políticos e a falta de investimentos nas áreas necessárias para o uso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestaçoes
  • manifestações
  • manifestações
  • manifestações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!