manifestações

Páginas: 2 (434 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Os Movimentos Sociais no Brasil
A análise dos movimentos sociais no Brasil revelam forte enfoque teórico oriundo do marxismo, sejam eles vinculados ao espaço urbano e/ou rural. Tais movimentos,quando se referiam ao espaço urbano possuíam um leque amplo de temáticas como por exemplo, as lutas por creches, por escola pública, por moradia, transporte, saúde, saneamento básico etc. Quanto ao espaçorural, a diversidade de temáticas expressou-se nos movimentos de bóias-frias (das regiões cafeeiras, citricultoras e canavieiras, principalmente), de posseiros, sem-terra, arrendatários e pequenosproprietários.
Cada um dos movimentos possuía uma reivindicação específica, no entanto, todos expressavam as contradições econômicas e sociais presentes na sociedade brasileira.o, dos operários e o MSTsão exemplos de manifestações sociais.
Não é interessante para o governo que haja movimentos sociais, pois estes normalmente são contra o Estado. Por isso, a polícia é treinada para combaterviolentamente estes movimentos, como para dar exemplo aos outros cidadãos para que não se rebelem também. O principal objetivo do governo é manter a ordem, e não necessariamente tornar melhor a vida doscidadãos.
Normalmente esses movimentos são gerados pela luta de classes, como nos movimentos operários e no Movimento Sem Terra. Uma classe oprimida se rebela contra suas condições de existência,impostas pelas classes opressoras. Os interesses da elite são diferentes dos da classe média que, por sua vez, não são os mesmos dos cidadãos de baixa (ou nenhuma) renda. Obviamente cada classe se preocupacom seus problemas e cobra atitudes do Estado para solucioná-los ou, pelo menos, amenizá-los. Não que a classe média seja indiferente à pobreza, mas considera questões como crédito financeiro e taxade impostos, por exemplo, muito mais importantes a altos níveis de desigualdade social. Como a elite tem mais poder (dinheiro), seus interesses são prioridade e, em contrapartida, os pobres são os...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifestações
  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestaçoes
  • manifestações
  • manifestações
  • manifestações
  • Manifestações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!