Manifestações

Páginas: 6 (1311 palavras) Publicado: 29 de julho de 2013
Nos últimos meses, temos visto a ida da população às ruas para reivindicar melhorias em vários setores da sociedade. Tudo começou com o aumento da passagem no transporte em diversos locais do país, causando total descontentamento no povo, pois os repetitivos aumentos não são proporcionais com a qualidade do serviço público apresentado. Logo, os mais chateados com a situação organizaram atospúblicos, para mostrar ao governo e ao resto da população que a situação estava péssima, longe do modelo proposto pelos governantes.
E assim, cada vez mais e mais pessoas foram aderindo aos protestos, cada um com sua insatisfação, cada um com seu modo de protestar, uns com faixas, outros com cartazes, buzinas, rostos pintados, gritando. Ou seja, o aumento de vinte centavos apenas deflagrou váriosoutros protestos, que dependendo de sua região e pessoas envolvidas, tinham objetivos diferentes. Porém, temas como saúde, educação, melhorias nas leis e corrupção foram observados em todo o país, mostrando que tais setores são os que mais causam transtorno na população.
Porém, conforme a adesão de cada vez mais gente nas passeatas, alguns conflitos internos começaram a aparecer, o que manchava alegitimidade do ato. Um desses conflitos se deu por causa de militantes de alguns partidos políticos que participavam dos protestos usando acessórios de seus partidos, erguendo bandeiras e bradando suas siglas. Isso fez com que as pessoas em volta achassem que eles apenas estavam usando os atos como um trampolim para se promoverem e, nas próximas eleições, ganharem mais votos.
Outro tipo deconflito, agora envolvendo um órgão do estado, foi o da polícia militar com os manifestantes, que causou uma repercussão enorme na mídia, gerando críticas tanto para as ações da PM quanto para a conduta dos manifestantes. O que não se pode negar, é o despreparo da polícia militar para lidar com questões desse tipo, usando de força desnecessária em várias ocasiões, fazendo assim, com que a população serevoltasse e contra atacasse. No próximo parágrafo, analiso como vi a ação da PM.
Como disse antes, a Policia Militar do Estado do Rio de Janeiro, não está preparada para lidar com esse tipo de situação, pois em seu curso de formação, o que é passado são situações de combate e não de mediações de conflitos desse nível. Falta uma base mais intelectual a frente do braço forte do estado, para melhororientar a ação dos nossos fardados. Com isso, os policiais utilizaram muitas vezes de truculência com os manifestantes, pois se sentiram ameaçados, não só pelo número muito maior de protestantes, mas também por aquilo ser uma situação nova para eles. A administração do conflito pela PM tem como referência o órgão que a controla, o estado. Logo, os interesses do estado – leia-se quem o governa –são colocados em primeiro plano, causando insatisfação na população, que vê na polícia não mais a mão amiga, a mão que ajuda, mas sim a mão que defende o inimigo. Os policiais, antes de serem agentes da lei, são cidadãos normais, como todos, portanto, antes de atacar a conduta de um ou de outro, devemos analisar e compreender que eles estão fazendo o que são mandados, para ao fim do mês, receber seusalário. Então, o foco dessa insatisfação, não pode ser os PMs e sim quem os coordena. Enquanto os objetivos dos governantes e do povo forem diferentes, no que diz respeito à prioridade no investimento do dinheiro público, haverá conflito. E independente da medida que a polícia tomar para tentar administrar esse conflito, não irá surtir efeito. Só mais insatisfação e ira.
A medida tomada pelasautoridades responsáveis pelo governo foi abaixar a passagem do transporte. Medida correta no meu ponto de vista e que conseguiu amenizar os conflitos, que apesar de estarem sendo úteis para a conquista de melhorias, estavam sendo utilizadas por vândalos apenas para quebrar, saquear e fazer bagunça. Ao meu ver, a alta cúpula do governo, concedendo a diminuição da passagem, achou que fosse...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestações
  • manifestações
  • Manifestaçoes
  • manifestações
  • manifestações
  • manifestações

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!