Manifestações sociais histórico

Páginas: 19 (4515 palavras) Publicado: 21 de abril de 2015
1.1.1- As manifestações sociais

A fundamentação teórica parte de três obras de Maria da Glória Gohn, embasada em vários teóricos que estudaram sobre os movimentos sociais em diferentes espaços de tempo. Teorias do Movimento Sociais: paradigmas clássicos e contemporâneos (Loyola, 2012) Novas Teorias dos Movimentos Sociais (Loyola,2012) e Movimentos Sociais e Redes de Mobilizações Civis no BrasilContemporâneo (Vozes, 2013).
A educação não se resume à esfera pedagógica, realizada na escola propriamente dita. Há aprendizagens e produção de saberes em outros espaços, aqui denominados de lugares de educação não formal. Portanto, trabalha-se com uma concepção ampla de educação. Um dos exemplos de outros espaços educativos é a participação social em movimentos e ações coletivas, o que geraaprendizagens e saberes. Há um caráter educativo nas práticas que se desenrolam no ato de participar, tanto para os membros da sociedade civil, como para a sociedade mais geral, e também para os órgãos públicos envolvidos – quando há negociações, diálogos ou confrontos.
Uma das premissas básicas a respeito dos manifestos e movimentos sociais é: são fontes de inovação e matrizes geradoras desaberes. Entretanto, não se trata de um processo isolado, mas de caráter político-social. Por isso, para analisar esses saberes, deve-se buscar as redes de articulações que as mobilizações estabelecem na prática cotidiana e indagar sobre a conjuntura política, econômica e sociocultural do país quando as articulações acontecem. Essas redes são essenciais para compreender os fatores que geram asaprendizagens e os valores da cultura política que vão sendo construídos no processo interativo.
Para compreender essa onda de movimentos e manifestações sociais, além de identificar as especificidades e diferenças do povo em ação, há uma questão significativa. Por que uma grande massa da população adere aos protestos? Ou seja: O que são movimentos sociais? Que sentido e significados essas pessoasatribuíram aos acontecimentos para transformá-los em movimentos de massa com ampla legitimidade? Quais as fases e fontes de motivação desses movimentos? Que formas de expressão e ideologias os inspiram? Partindo dessas indagações, torna-se essencial um histórico sobre os movimentos e mobilizações sociais a fim de dar aporte teórico à análise discursiva dos cartazes das manifestações sociais brasileiras.Para Gohn (2012) os manifestos sociais são parte de um movimento de protesto e não um evento separado, assim, os estudos teóricos partem dos movimentos sociais que são ações sociopolíticas construídas por atores coletivos pertencentes a diferentes classes e camadas sociais, articuladas em certos cenários da conjuntura socioeconômica e política de um país, criando um campo político de força social nasociedade civil. As ações se estruturam a partir de repertórios criados sobre temas e problemas em conflitos, litígios e disputas vivenciadas pelo grupo na sociedade. As ações desenvolvem um processo social e político-cultural que cria uma identidade coletiva para o movimento, a partir dos interesses em comum. Esta identidade é amalgamada pela força do princípio da solidariedade e construída apartir de base referencial de valores culturais e políticos compartilhados pelo grupo, em espaços coletivos não institucionalizados.
Os movimentos geram uma série de inovações nas esferas pública (estatal e não estatal) e privada; participam direta ou indiretamente da luta política de um país, e contribuem para o desenvolvimento e a transformação da sociedade civil e política. Estas contribuiçõessão observadas quando se realizam análises de períodos de média ou longa duração histórica, nos quais se observam os ciclos de protestos delineados. Os movimentos participam portanto da mudança social histórica de um país e o caráter das transformações geradas poderá ser tanto progressista como conservador ou reacionário, dependendo das forças sociopolíticas a que estão articulados, em suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • manifestações sociais
  • CONTEXTO HISTÓRICO DAS MANIFESTAÇÕES E A GRANDE CONTRIBUIÇÃO DAS REDES SOCIAIS PARA A MOBILIZAÇÃO NOS DIAS ATUAIS
  • Manifestações Sociais
  • Manifestações Sociais
  • as manifestaçoes sociais
  • As manifestações sociais
  • manifestacoes sociais no brasil
  • As Manifestações Sociais no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!