manifestações populares no brasil

Páginas: 8 (1950 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014










































































SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 3
3. CONCLUSÃO 8
REFERÊNCIAS 9
1. INTRODUÇÃO

Estamos passando por um momento histórico no Brasil o movimento que o povo vai ás ruas para reivindicar por seus direitos, por melhores condições de vida, por educação,saúde e serviços públicos de qualidade. Não é de hoje que na história do Brasil a ocorrência de protestos em várias cidades do país. São vários os motivos para a insatisfação popular que terminou nesse grandioso ato de democracia demonstrado pelo povo brasileiro.















DESENVOLVIMENTO

No primeiro semestre de 2013, uma série de manifestações popularesocorreu nas ruas de centenas de cidades brasileiras. Tendo inicialmente como foco de reivindicação a redução das tarifas do transporte coletivo, as manifestações ampliaram-se, ganhando um número imensamente maior de pessoas e também novas reivindicações. A violência policial aos atos também contribuiu para que mais pessoas fossem às ruas para garantir os direitos de livre manifestação. Em virtudeda grande repercussão que essas manifestações alcançaram nas ruas e nos meios de comunicação de massa, é possível que elas sejam utilizadas como ponto de partida para avaliar o que ocorreu.
Fazendo uma retrospectiva histórica, podemos perceber na história brasileira que algumas manifestações conseguiram alcançar seus objetivos após reunirem milhares de pessoas.
Váriastêm sido as visões e análises sobre as atuais manifestações populares e protestos que se proliferam por todo o país. O debate está nas rodas de amigos, nas salas de aula, nos meios políticos, nas redes sociais e nelas opiniões são levantadas, objetivos são apontados e rumos são delineados. Há, todavia, um traço comum nas várias opiniões veiculadas: parece haver um tom de ‘perplexidade’ e surpresa,dado que ninguém imaginava a dimensão e envergadura que tais manifestações tomariam.
Diante dessas considerações o que pretendemos aqui é discutir o atual momento através de lentes mais bem delineadas. A ideia é fomentar alguns pontos de debate que levem em consideração a difícil relação, bem como as possibilidades e impossibilidades, entre a participação dos cidadãos mobilizados noprocesso de questionamento da institucionalidade colocada e da mudança institucional em si.
Não é a primeira vez que o Brasil ‘amanhece’ com estouros de protestos e manifestações em várias de suas cidades. De fato, que buscam e reivindicam algum tipo de mudança política.
O mais importante a destacar, é que todos esses protestos reclamavam algum tipo de ‘ruptura’ com oque estava posto e apontavam a necessidade de algum tipo de reforma institucional. Embora todos sejam expressões de mobilização político-popular, são demarcados por profundas diferenças nos instrumentos de mobilização, diferentes participações de estratos sociais e ainda por diferenças estruturais nas oportunidades e limitações impostas pelos regimes políticos.
Depois de algunsprotestos e das mudanças institucionais que geram, há um período de acomodação. Há a incorporação de novos atores na prática político-corporativista do Estado – muitas vezes saídos daquelas manifestações –, a ampliação do debate e disputa política, basicamente sem a manifestação das ruas. Em certa medida, as massas voltam a aparecer como formas de legitimação do Estado e também como ‘massas de manobra’para os grupos que passaram a controlar o poder.
Por esse período, os novos interesses e demandas sociais só podem ser expressos de “forma democrática” ou “preservando o estado de direito”, isto é, usando as vias institucionais burocráticas que, na maioria dos casos, passam a estar subordinadas aos interesses dominantes, agora compostos por novos e velhos atores. Isso quer dizer que a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • As recentes manifestações populares no Brasil.
  • Recentes manifestações populares no brasil
  • as manifestações populares no brasil
  • Manifestações Populares no Brasil
  • manifestaçoes populares recentes no brasil
  • AS RECENTES MANIFESTAÇÕES POPULARES NO BRASIL.
  • AS MANIFESTAÇÕES POPULARES DO BRASIL
  • manifestações populares no Brasil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!