Manifestações do Folclore brasileiro.

Páginas: 5 (1081 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013









“Manifestações do folclore brasileiro”

 O Folclore regional é constituído por elementos e traços culturais  de diferentes culturas que se entrelaçaram, se misturam e se harmonizaram recriando-os em novas bases. As influencias culturais  recebidas de estados vizinhos fazem com que Mato Grosso do Sul apresenta peculiaridades diferenciadas dosdemais estados brasileiros, principalmente, porque somam às influencias e trocas culturais nas regiões de fronteira com o Paraguai e a Bolívia.
O homem pantaneiro, em sua simplicidade, acredita na lenda do mar de Xaraés, que explica ser a grande área inundada do pantanal um antigo mar que foi secando e onde sobraram somente áreas alagadas, inclusive com inúmeras baías de água salgada.
          Ohomem pantaneiro nunca perdeu o encanto mágico e acredita inclusive, que o “Arco-íris transporta, para outros lugares, os peixes e as baías do Pantanal”.
               Na região de Bonito, tem o mito do Sinhozinho, um frei que andou pregando ensinamentos religiosos pela região nos anos 30, Pequenino, muda, benzia, curava e se comunicava, mesmo sem dispor de voz. Desapareceu sem deixar vestígios,mas sua presença foi marcada pelas obras que fez, pelas cruzes e capela que construiu. Uma das histórias contadas pelo povo é que Sinhozinho teria prendido, em um grande buraco de um dos morros da cidade, uma cobra gigante, selando com uma de suas cruzes. Se a mesma for descoberta e retirada a cobra sairá e poderá devorar os moradores da cidade. Em torno dessa personagem, existem vários causosque cada contador enfoca  um aspecto diferente.
         João-de-barro é uma lenda difundida em todo o Estado, pois se trata de um pequeno pássaro que constrói sua casa em todos o cantos do pantanal, dos campos e dos cerrados,lembrando de colocar a porta do lado contrário  às chuvas frequentes. Caso a companheira o traia, João-de-barro a tranca definitivamente na casinha, fechando a porta parasempre.
        O bicho Pé-de-Garrafa é um dos mitos mais conhecidos em Mato Grosso do Sul. Descrito como um bicho homem, cujo corpo é coberto de pelos, exceto ao redor do umbigo, dando a impressão de ter coloração branca, ponto vulnerável ao mostro. Alguns afirmam que tem cara de cavalo com um só olho no meio da testa, outros juram que tem cara de gorila e, outro ainda, cara de cachorro. O fato éque a grande maioria descreve o bicho como possuidor  de apenas um pé (embora poucos digam que ele tem dois pés), no formato de um fundo de garrafa. Este fato faz com que se locomova aos pulos, como se fosse um canguru, deixando no chão, um rastro com marca de fundo de garrafa. Solta fortes assobios para comunicar que é dono do território.
Ao fazer esta pesquisa coloquei quais as bebidas e comidastradicionais da região, e notei o quanto tem lendas a ser contadas em todo lugar, e muitos acham que isso realmente aconteceu isso se vê geralmente com as pessoas mais antigas as pessoas mais novas sabem que são lendas, história contadas pelos pais e avós..
Pensar, falar, escrever, pesquisar sobre o folclore é sempre muito prazeroso porque se trata de vivências, antigas ou atuais, compartilhadasao longo de gerações. Afinal, traduz o pensar, sentir e agir do povo do nosso Brasil e principalmente do nosso estado, e passar isso em sala de aula.
Para fazer essa entrevista escolhi pessoas duas pessoas mais antiga da região e uma mais nova, mas sendo moradora de muito tempo no lugar sendo eles: Glauber Pereira, Eliziane Xavier, e Arieli Cordeiro. As perguntas que foram feitas a eles:
1-Quaisbebidas e comidas tradicionais da região?
R: Tereré ( feito com erva e servido com água gelada, em uma cuia ou chifre de boi).
Chimarrão ( feito com erva e servido com água quente, em uma cuia ou chifre de boi).
Água ardente ( pinga, feita de caldo de cana de açúcar).
Sopa paraguaia ( um bolo salgado de fubá feito com queijo, cebola, cheiro verde, ovos, fermento biológico e leite).
Chipa...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Folclore Brasileiro
  • Folclore Brasileiro
  • folclore brasileiro
  • Folclore brasileiro
  • folclore brasileiro
  • folclore brasileiro
  • Folclore brasileiro
  • Folclore Brasileiro

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!