Manguezal

Páginas: 15 (3663 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
E.E.M. Cel. Murilo Serpa
Disciplina: Biologia





Manguezal


Equipe: Ana Sheila, Nº: 04. Hidelberto Magalhães, Nº: 14. Jayane Evelyn, Nº: 16. Maria Valnise, Nº: 31. Tamires Jéssica. Nº: 41.

Turma: 3-D Superação

Prof. Me: Hélio Coelho Turno: Tarde






Itapipoca, 30de Maio de 2014.
Introdução

No dia 23 de Maio de 2014, nós Alunos do colégio Coronel Murilo Serpa da turma 3ª D Superação. Saímos em direção à praia de Mundaú que pertence ao município de Trairi. Para termos uma aula de campo organizada pelo Biólogo Hélio Coelho, o tema da aula tratava-se sobre o manguezal, chegando à praia entramos em uma embarcação e saímos em direção ao riomundaú, em determinados pontos da navegação o professor ministrava a aula explicando sobre os manguezais, espécies que vivem nos mangue, vegetação, solo, conflitos ambientais e muito mais. Foi uma aula que adquirimos novos conhecimentos e também entramos em contato com a natureza de uma forma diferente, saímos da aula teórica de dentro da sala de aula, para a aula pratica tendo contato com a mãenatureza.

Se não pararmos o crescimento populacional com justiça e compaixão, a natureza o farar por nós, mas brutalmente e sem piedade deixando o mundo arruinado. Dr.henry w.kendall









Maciço Residual

Maciços Residuais é uma unidade geoambiental presente na Região Nordestebrasileira, segundo divisão da Embrapa. Caracterizam-se por elevações geralmente formadas por grandes penhascos rochosos, que ocorrem em algumas áreas de planícies dos sertões de Sergipe, Alagoas, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte, em áreas de altitude entre 200 a 500 metros. Solos profundos e de alta fertilidade natural ocorrem com frequencia nos piemontês das elevações.
O clima destaunidade é quente. A precipitação média anual é de 750 mm, com chuvas ocorrendo no período de fevereiro a agosto. A vegetação nativa é a caatinga hipoxerófila, com ocorrência de florestas caducifólia em pequenas regiões. A densidade demográfica varia entre 10-50 hab/Km2. As regiões de solo fértil são as mais povoadas. A atividade econômica dominante é a pecuária extensiva (bovinocultura,caprinocultura, ovinocultura). O cultivo predominante é a agricultura de subsistência. Nas áreas férteis ocorre a cultura da mamona, sisal, algodão arbóreo e pastos cultivados. Predominam as grandes e médias propriedades nesta unidade.
Foto 1.Serra de arapari, itapipoca-ce

Depressão Sertaneja
Depressão Sertaneja é típica da região semiárida do Nordeste. Apresenta-se em pedi plano com relevomonótono, suave-ondulado, com vales estreitos e vertentes dissecadas. As altitudes variam de 20 a 500 m. Possui ainda elevações residuais com altitudes de 500 a 800 m, que testemunham os ciclos de intensa erosão nesta região.
A Depressão Sertaneja é cortada por uma barreira de altitude apresentada pela Chapada do Araripe e pela Serra dos Cariris Velhos (ou Serra de Princesa), o que faz comque possa ser dividida entre Depressão Sertaneja Meridional e Depressão Sertaneja Setentrional. O clima é semiárido quente. No sertão chove de outubro a abril e no agreste, de janeiro a junho, sendo comum a ocorrência de secas prolongadas. A precipitação média é cerca de 500 a 800 mm O Cariri Paraibano apresenta-se mais seco, com pluviosidade de 350 mm/ano, devido à barreira do Planalto daBorborema. A região apresenta quase a totalidade de seu território em processo de desertificação em nível baixo, médio ou alto. A vegetação nativa é a caatinga arbustiva e arbórea.
Tabuleiros Litorâneos

Os tabuleiros litorâneos são também formações areníticas do período terciário, pouco elevadas, e estendem-se por toda a extensão da costa cearense, dominando as praias. Finalmente, ao longo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manguezal
  • Manguezal
  • O Manguezal
  • Manguezal
  • manguezais
  • Manguezais
  • Manguezais
  • Manguezal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!