Manguebeat_ Diversidade Cultural.

1254 palavras 6 páginas
Manguebeat
Manguebeat (também grafado como manguebit ou mangue beat) é um movimento contracultura surgido no Brasil na década de 90 em Recife que mistura ritmos regionais, como o maracatu, com rock, hip hop , funk rock e música eletrônica . O movimento tem como principais críticas o abandono econômico-social do mangue, da desigualdade de Recife.
Apesar de ter bases já na década de 1970 com o guitarrista Robertinho de Recife com os álbuns "Jardim da Infância" (1977), "Robertinho no Passo" (1978) e "E Agora pra Vocês... Suingues Tropicais" (1979), o Manguebeat tem como ícone o músico Chico Science, falecido vocalista da banda Nação Zumbi, que junto com Fred 04, Renato L e Helder Aragão, idealizaram o rótulo "mangue", divulgando ideias, ritmos e contestações do Manguebeat. Fred, vocalista da banda Mundo Livre S/A, foi autor do primeiro manifesto do Mangue de 1992, intitulado "Caranguejos com cérebro".

- ( Nação Zumbi)
Nação Zumbi (antes conhecida como Chico Science & Nação Zumbi) é uma banda brasileira de rock, nascida no início da década de 1990, no Recife, capital do estado de Pernambuco, a partir da união do Loustal, banda de rock pós-punk, com o bloco de samba-reggae Lamento Negro, e originalmente chamava-se "Chico Science & Nação Zumbi". O líder e vocalista da banda, o cantor e compositor Chico Science, fundou, junto com a banda Mundo Livre S/A, o movimento Manguebeat.2 Ao lado de bandas como Raimundos e Planet Hemp, foi responsável pela "abertura de portas" para o rock brasileiro dos anos 90, sendo uma das mais influentes bandas brasileiras de todos os tempos. No ano de 1991, em Olinda, aconteceu o primeiro show da banda, com o nome provisório de "Loustal & Lamento Negro", numa festa chamada "Black Planet". Neste mesmo ano, Chico Science e Fred Zero Quatro (do grupo Mundo Livre S/A) escreveram um Release, que acabou virando um manifesto do movimento Manguebeat, o "Manifesto dos Caranguejos com Cérebro", que tem como símbolo, uma antena parabólica colocada

Relacionados