MangansCETEM

4310 palavras 18 páginas
Centro de Tecnologia Mineral
Ministério da Ciência e Tecnologia

MANGANÊS

João Alves Sampaio
Mônica Calixto de Andrade
Achilles Junqueira B. Dutra
Márcio Torres M. Penna

Rio de Janeiro
Dezembro/2008

CT2008-180-00

Comunicação Técnica elaborada para o Livro
Rochas Minerais Industriais: Usos e Especificações
Parte 2 – Rochas e Minerais Industriais: Usos e
Especificações
Capítulo 28 – pág. 633- 648

CAPÍTULO 28
Manganês
João Alves Sampaio 1
Mônica Calixto de Andrade2
Achilles Junqueira Bourdot Dutra 3
Marcio Torres Moreira Penna4

1. INTRODUÇÃO
O manganês encontra-se na natureza combinada com outros elementos, formando minerais, na sua maioria, óxidos. Embora esteja amplamente disperso nas rochas, não há conhecimento de sua ocorrência na forma metálica. São conhecidos mais de cem minerais de manganês; entretanto, pouco mais de uma dezena, constituem minerais de minério. De um modo geral, eles ocorrem na natureza nas formas de óxidos, hidróxidos, silicatos e carbonatos (Harold e
Taylor, 1994).
O dióxido de manganês foi considerado um composto de ferro até 1774, quando C. W. Schule o reconheceu pela primeira vez como elemento químico.
No mesmo ano, o engenheiro de minas sueco, J. G. Gahn, tornou-se o primeiro pesquisador a isolar o elemento químico Mn. No início da segunda metade do século XIX, o metal ganhou importância econômica para a indústria metalúrgica, entretanto, apenas no final do mesmo século surgiram as chamadas ligas de alto manganês.
Vale notar que a quase totalidade dos depósitos mais importantes de manganês podem ser classificados em dois tipos: depósitos de sedimentação marinha e depósitos secundários de enriquecimento residual.
Os habitantes do Egito antigo já usavam compostos desse elemento químico na produção de vidro. Atualmente, muitas aplicações são reservadas ao manganês nos setores metálico e não-metálico. Dentre uma variedade de usos, o manganês é um componente-chave nas ligas com outros metais,
1

Eng o de Minas/UFPE, D.Sc. em Engenharia.

Relacionados