maneteiga

277 palavras 2 páginas
A Manteiga e a Margarina - Diferenças

Qual é a diferença entre a Margarina e a Manteiga?
A manteiga é produzida a partir do leite (tem colesterol) enquanto que a margarina é produzida a partir de óleos vegetais (soja, girassol).
A margarina envolve um processo industrial completo e tem gorduras polinsaturadas ómega 6 (gorduras maioritariamente pró-inflamatórias), a margarina não tem colesterol porque é de origem vegetal.

Nota: O Ómega 3 e o Ómega 6 são algumas gorduras polinsaturadas, estas ajudam a aumentar o colesterol bom (HDL), diminuir o colesterol mau (LDL), aumenta a resistência do sistema imunológico e a manter a pele saudável. Não deve ser consumido em grandes quantidades pois alimentos que contém estas gorduras possuem bastantes calorias.

A margarina pode potenciar a inflamação
No começo as margarinas eram constituídas por gorduras hidrogenadas ou trans* que eram originadas do processo feito aos óleos. As gorduras trans aumentam o risco cardiovascular e, por isso, a indústria adaptou a forma de produzir margarinas reduzindo a formação de gorduras trans.

Nota: Gordura hidrogenada, ou gordura trans ou parcialmente hidrogenada são expressões que se referem a uma gordura transformada a partir dos óleos vegetais por um processo de hidrogenação em condições de alta pressão, temperatura e durante bastante tempo, tornando-os em gordura sólida.

Portanto:
- A manteiga é um produto mais natural que a margarina e que só prejudica a saúde em quantidades exageradas.
- Se não tem colesterol alto use manteiga, mas, como em tudo, não convém exagerar. Prefira azeite.
- Evite o uso diário de margarinas, mas se esporadicamente quiser usá-las isso não lhe irá prejudicar. No caso de ter uma doença inflamatória, opte pela manteiga ou pelo azeite.

Relacionados

  • ficas técnicas
    2034 palavras | 9 páginas