MANEJODOPINUS

1335 palavras 6 páginas
MANEJO DE PLANTIOS de Pinus
GESTÃO AMBIENTAL

CONTEXTO


O gênero Pinus, originário do hemisfério norte encontrou no hemisfério sul condições mais favoráveis de clima e solo apresentando capacidade de disseminar-se fortemente sobre os ambientes nos quais foi introduzido. Esse processo se denomina dispersão por sementes.
• O Pinus é o gênero com maior área de plantios no Rio Grande do
Sul, responsável por uma cadeia produtiva que envolve produção de celulose, industria moveleira, serrarias, marcenarias, indústria química (resinagem), produção de chapas, laminados, compensados e outros.
• A sustentabilidade da cadeia produtiva com base em Pinus deve atender ao princípios de viabilidade econômica, justiça social, e adequada gestão ambiental.
• A gestão ambiental dos plantios diz respeito à adoção de medidas preventivas e de redução de impacto das atividades sobre os recursos naturais diminuindo os riscos que comprometem a sustentabilidade do negócio.

CONTEXTO


A fim de elevar a qualidade ambiental do trabalho realizado pelos produtores, devem ser adotadas rotinas de limpeza e controle de Pinus em suas propriedades e vias de acesso. Essas práticas não afetam os talhões plantados e conferem aos produtores e à empresa uma imagem de responsabilidade ambiental, além de adequar seus processos aos critérios da certificação florestal.



O trabalho de controle da disseminação de Pinus além das áreas plantadas é importante porque cria um padrão de qualidade na produção, procedimento que a maior parte dos produtores (empresas florestais ou produtores rurais) no Rio Grande do Sul ainda não adotou.



As plantas que nascem de sementes aladas disseminadas pelo vento, como o Pinus e que não recebem manejo adequado, além de não terem o mesmo valor comercial passam uma imagem de que o produtor não se preocupa com os cuidados básicos ao meio ambiente. Essas árvores, por serem mais isoladas, também produzem maior quantidade

Relacionados