MANEJO E REPRODUÇÃO DE CALITRIQUÍDEOS NO CRIADOURO CONSERVACIONISTA DA UNIVAP, CAMPUS URBANOVA

2648 palavras 11 páginas
MANEJO E REPRODUÇÃO DE CALITRIQUÍDEOS NO CRIADOURO
CONSERVACIONISTA DA UNIVAP, CAMPUS URBANOVA
Renata Isabel Zimmermann1, Frederico Lencioni Neto2
1

Graduanda de Ciências Biológicas, Universidade do Vale do Paraíba – UniVap, Faculdade de Educação,
Estrada do Limoeiro, nº 250 - Jardim Dora CEP 12305-810 - Jacareí – SP, renata.zimmermann@gmail.com
2
Universidade do Vale do Paraíba – UniVap, Diretor da Faculdade de Educação, Rua Tertuliano Delfim Jr., nº 181 - Jardim Aquárius CEP 12246-080 - São José dos Campos – SP, lencioni@univap.br

Resumo- O principal objetivo dos Criadouros conservacionistas é a preservação da fauna brasileira através de mecanismos de manejo e reprodução em cativeiro. Nesse contexto, o Setor de Primatologia do
Criadouro Conservacionista da Universidade do Vale do Paraíba, tem aplicado técnicas seguras e eficazes atendendo esse requisito. O presente trabalho relata o emprego de metodologias de enriquecimento ambiental, visando redução do nível de estresse dos animais cativos, garantindo e cumprindo com as metas de reprodução, totalizando seis primatas nascidos das espécies Callithrix jacchus e Callithrix penicillata.
Palavras-chave: Callithrix, Manejo, Reprodução, Enriquecimento ambiental
Área do Conhecimento: Ciências Biológicas.
Introdução
O Criadouro Conservacionista da Univap, fundado em 1998, cumprindo a legislação vigente, têm seu foco direcionado à reprodução, desempenhando importante papel na preservação de espécies da fauna brasileira.
Técnicas de manejo são aplicadas visando obter comportamentos naturais da espécie, nesse contexto uma ferramenta imprescindível é o enriquecimento ambiental (WEE, 2005). Através do enriquecimento ambiental biólogos e veterinários buscam um manejo adequado, promovendo o bem-estar físico, psicológico e social dos animais (GARCIA et al., 2001), com melhorias significativas dos aspetos biológicos, obtendo êxito na reprodução (NEWBERRY, 1995).
Em parceria com o IBAMA,

Relacionados