Manejo Integrado De Doenas Em Hortali As

5819 palavras 24 páginas
ISSN 1415-3033

Circular
Técnica

111

Foto: Ricardo B. Pereira

Manejo integrado de doenças em hortaliças em cultivo orgânico

Brasília, DF
Outubro, 2012

Autores
Ricardo Borges Pereira
Eng. Agr., D.Sc.,
Embrapa Hortaliças ricardobp@cnph.embrapa.br Jadir Borges Pinheiro
Eng. Agr., D.Sc.,
Embrapa Hortaliças jadir@cnph.embrapa.br Introdução
O manejo integrado foi definido a partir da década de 70 como a utilização de todas as técnicas disponíveis para manter a população de pragas e patógenos abaixo do limiar de dano econômico e minimizar os efeitos deletérios ao meio ambiente. Essa nova filosofia surgiu após observações de frequentes contaminações e desequilíbrios ambientais, presença de resíduos nos produtos e intoxicação de aplicadores, em consequência do uso indiscriminado de defensivos agrícolas como única opção no controle de doenças e insetos.
Em hortaliças, as perdas causadas por doenças variam em função de uma série de fatores, como o ambiente, a suscetibilidade das cultivares e patógenos. No manejo integrado de doenças, além destes fatores, é importante considerar também os modos de transmissão, disseminação e sobrevivência dos patógenos, além das condições ambientais favoráveis à sua ocorrência. As práticas de manejo utilizadas no sistema de produção também devem ser consideradas, como a densidade de plantio, a irrigação, a nutrição das plantas e o sistema de condução da cultura.
Em modelos de agricultura de base ecológica busca-se o equilíbrio do meio ambiente, a visão integrada do agroecossistema, a manutenção da diversidade biológica, o fortalecimento do controle natural, o uso de recursos naturais renováveis e alimentos com qualidade diferenciada. Para atingir este objetivo, várias estratégias de manejo devem ser adotas de forma integrada. Neste

Manejo integrado de doenças em hortaliças em cultivo orgânico

Fotos: A – Geovani Bernardo Amaro; B, C e D: Ricardo B. Pereira;
E e F: Jadir B. Pinheiro.

sistema, trabalha-se com o princípio da prevenção,

Relacionados