manejo florestal

Páginas: 5 (1203 palavras) Publicado: 5 de março de 2014
INTRODUÇÃO
Designa-se viveiro o lugar apropriado e previamente preparado para cultivo de mudas de plantas diversas. E uma terra atenciosamente indicada, bem localizada e com facilidade de acesso aonde irá se concentrar toda a atividade de infra – estrutura a produção de muda.
A finalidade principal do viveiro é o de adequar às melhores condições possíveis para beneficiar o desenvolvimentoinicial das mudas. Os motivos que justificam o estabelecimento de um viveiro são: Controlar e melhorar a porcentagem de germinação de sementes, limitar ao máximo a mortalidade das plantas em pequeno espaço, produzir grande quantidade de plantas para fins florestais ou não.
O viveiro é composto necessariamente por duas áreas de trabalho: Área produtiva e não produtiva.
A área produtiva é a somatóriadas áreas dos canteiros e sementeiras, enfim, a área em que se desenvolvem as atividades de produções.
A área não produtiva constitui-se em caminhos, estradas, área para construção de serviço.
O viveiro deve ficar exposto a norte ou nordeste nos climas quentes e sudeste nas regiões frias. Os canteiros devem ser orientados, em todo seu comprimento na direção norte/sul na região norte.
Afinalidade deve sempre ter em vista à produção de mudas sadias e vigorosas para posterior utilização em plantios.










DESCRIÇÃO DE TODAS AS ATIVIDADES DESENVOLVIDAS NA ETAPA DE VIVEIROS FLORESTAIS

O mencionado trabalho de viveiro florestal requerido com intuito de fazer um planejamento para construção de um viveiro florestal.
No dia vinte e seis do dez de dois mil e nove deu-se oinicio da escolha do local para a construção do viveiro, a limpeza da área, preparação do substrato (terra mais esterco proporção de 2:1) e encher os saco plásticos.
Cada equipe encheu cem sacos com substrato, e em seguida foram feitos os tratamentos pré-germinativo.

CONDIÇÕES BÁSICAS PARA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO

Disponibilidade de água em quantidade e qualidade. O viveiro deve ter fontede água permanente em quantidade e qualidade permanente para atender o alto consumo diário, por exemplo, um viveiro para produção de cem mil mudas necessita no mínimo dois mil litros de água por dia.
O solo com boa drenagem deve ter boas propriedades físicas e profundidade para permitir uma boa drenagem.

OS MATÉRIAS UTILIZADAS NA CONSTRUÇÃO DE UM VIVEIRO SÃO:

Enxadas, pás, ancinho, conchaspara encher embalagem, embalagens de polietileno preto, adubos, solos, sementes e adubo orgânico.

Canteiros
5
Pás
6
Enxadas
4
Conchas
3
Sacos polietileno
100
Adubo Orgânico
10
Sementes
100

As sementes utilizadas para a semeadura foram cedidas pelo laboratório de sementes da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), pela Doutora Ângela Mendes, sementes de parkia nítida nomevulgar (faveira benguê).

PREPARO DE SUBSTRATO

O substrato para o enchimento dos canteiros de semeadura ou de recipiente, geralmente são convenientes do solo do próprio viveiro ou introduzidos de outros locais. Este solo deve apresenta boa textura e estrutura, a fim de permitir perfeita drenagem, arejamento e retenção de água para o adequado desenvolvimento radicular das mudas.

ENCHIMENTODE EMBALAGEM

Para a semeadura direta os recipientes devem esta cheios de substrato e encanteirados de modo a ficarem ajustados entre si.

DORMÊNCIA

As sementes de muitas espécies entram em estado de dormência, chamado de embrionária quando a presença de condições desfavoráveis para germinação tais como altas e baixas temperaturas.
A quebra de dormência por imersão em água quente.Constitui-se em um eficiente meio para a superação de dormência tegumentar de algumas espécies florestais.

ESCARIFICAÇÃO MECÂNICA USANDO LIXA

Este método tem se mostrado bastante eficaz para superação da dormência de algumas espécies florestais em especial (as leguminosas).



ESCARIFICAÇÃO USANDO CORTADOR DE UNHA.

Este método consiste em fazer um pequeno corte no lado oposto a cicatriz...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manejo Florestal
  • Manejo Florestal
  • Manejo florestal
  • Manejo florestal
  • MANEJO FLORESTAL
  • Manejo florestal
  • Manejo florestal
  • Manejo florestal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!