Manejo de defensivos agrícolas

Páginas: 22 (5486 palavras) Publicado: 8 de novembro de 2012
ESCOLA GROTÉCNICA FEDERAL DE SOMBRIO
DISCIPLINA DE CONTROLE SANITÁRIO VEGETAL
Prof. Carlos A. Krause





MANEJO DE DEFENSIVOS AGRÍCOLAS



1.1 Avaliação do problema
A aplicação de produtos fitossanitários, ou qualquer método de controle de um "problema fitossanitário", só é válida e adequada se realmente existe o referido problema.
Cabe aostécnicos a grande responsabilidade de identificar e orientar os agricultores quanto a presença de insetos, fungos, plantas daninhas, etc. ocasiona um problema fitossanitário com danos econômicos.
Existem circunstâncias em que o uso de produtos químicos não é necessário, como quando os métodos culturais e/ou biológicos de controle são eficazes.


1.2 Informações e receituário agronômicoQuando o uso de produtos fitossanitários é considerado necessário, devem ser obtidas informações sobre:
*produtos recomendados e locais onde podem ser obtidos;
*doses, diluições, épocas e freqüência das aplicações;
*método(s) de aplicação;
*precauções a serem tomadas;
*custos por unidade da área a ser tratada.
Antes da aquisição de um produto fitossanitário, deve-se obteruma receita agronômica que é prescrita por um profissional habilitado, registrado no CREA.


1.3 O processo educativo
O manuseio correto e seguro dos produtos fitossanitários apoia-se, principalmente, no aplicador desses produtos. Se ele estiver informado sobre os produtos que vai manusear e compreender a importância de tomar as precauções adequadas, poderá fazer muito pela própriasaúde e pela dos outros.
Resulta daí que um dos pontos mais importantes é a educação, envolvendo o pessoal de decisão e supervisão (proprietários, técnicos, orientadores, administradores, feitores) e, de maneira especial, aqueles que manipulam e aplicam o produto. É com a finalidade de se obter os melhores resultados agronômicos com a utilização dos produtos fitossanitários e, ao mesmotempo, evitar os possíveis problemas de intoxicação, poluição ambiental e contaminação de alimentos com resíduos acima dos limites permitidos, que o uso correto e seguro desses insumos deve merecer a atenção constante de todos.


2.1 Aquisição



Fornecimento em tempo hábil

Para garantir que tudo esteja pronto na época do controle fitossanitário, os fornecedores e osusuários devem assegurar-se de que os produtos, os equipamentos de aplicação e de proteção e as peças de substituição foram encomendadas e recebidas em tempo hábil. Devem estar disponíveis também os manuais de operação, manutenção e reparos dos equipamentos.
Estes cuidados são particularmente importantes em áreas de difícil acesso ou onde o mau tempo possa atrasar os transportes.Aquisição do produto certo

Ao adquirir os produtos fitossanitários, certifique-se de que os produtos adquiridos são precisamente aqueles que foram prescritos pelo profissional habilitado. Os rótulos dos produtos fitossanitários têm escrito, de forma clara, o nome do produto, sua composição e sua formulação. A bula contém todas as informações necessárias para orientá-lo na correta utilizaçãodos produtos.



Recusa de embalagens danificadas

As embalagens dos produtos fitossanitários devem ser examinadas com cuidado na hora de seu recebimento, devendo ser recusadas as que estiverem em mau estado, apresentarem vazamentos ou sinais de violação, que podem indicar falsificação do produto.



Recusa de produtos com validade vencida

Certifique-se de que oproduto que você está comprando está dentro do prazo de validade. Esta informação deverá constar, obrigatoriamente, dos rótulos de todas as embalagens.


2.2 Transporte
Deve ser seguida a legislação competente, atualmente estabelecida pelos Decretos n° 96.044, de 18 de maio de 1988, Decreto n° 1.797, de 25 de janeiro de 1996, Decreto Lei 2.063, de 6 de outubro de 1983,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Defensivos agrícolas
  • defensivos agricolas
  • defensivos agricolas
  • Defensivos agrícolas
  • Defensivos agrícolas
  • Defensivos Agricolas
  • Defensivos agricolas
  • Defensivos agricolas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!