maneio entegrar

288 palavras 2 páginas
A diversificação pode parecer uma simples e óbvia falta de estratégia, mas não deixa de ser um método para alcançar determinados resultados.
O objetivo da estratégia não é preservar o capital (o que até poderia ser), mas reduzir o risco de prejuízo. Estes são dois objetivos bastantes diferentes.
Partirmos da premissa de que é impossível prever o valor futuro de qualquer investimento, mas é possível prever o impacto das diferentes condições da economia em diferentes classes de ativos.
Por exemplo, quando a inflação está em alta, o preço do ouro geralmente sobe, ao passo que quanto mais altas as taxas de juros, que normalmente acompanham o aumento da inflação, menores os preços dos títulos de longo prazo.
Durante uma recessão, no entanto, as taxas de juros geralmente caem, elevando o preço dos títulos, enquanto o preço das ações tende a cair.
Desta forma, tendo quatro classes diferentes de investimentos em seu portfólio, tendo cada classe 25% do seu capital, você terá as pedras fundamentais para diferentes cenários econômicos que podem afetar o seu portfólio. Desta forma você estará protegido já que cada classe está estritamente ligada a um ambiente econômico específico.
- Ações são lucrativas em períodos de prosperidade.
- Ouro é lucrativo quando a inflação está em alta.
- Títulos sobem quando a s taxas de juros caem.
- Dinheiro/Liquidez/Câmbio/Fundos de Money Market proporciona estabilidade ao portfólio e aumenta o poder de compra durante a deflação.
Esta simples alocação fornece proteção quando a economia desloca-se através dos ciclos de prosperidade, inflação, deflação e recessão.
Um dos primeiros defensores desta estratégia de diversificação foi Harry Browne, que aplicou esta estratégia desde o início da década 1970, obtendo resultados impressionantes ao longo do tempo, conforme mostramos o gráfico abaixo.

Relacionados