mandela

Páginas: 5 (1132 palavras) Publicado: 9 de dezembro de 2013
PUBLICIDADE

Sua primeira luta política - e sentimental - começou com a fuga de um casamento arranjado. O regente de seu clã em Transkei, no sudeste da África do Sul, arrumou-lhe uma esposa para casá-lo aos 22 anos. “Sem dúvida minha futura mulher tem tanta vontade de se livrar de mim, quanto eu dela”, lembra Mandela na autobiografia, "Longa Caminhada até a Liberdade".

Saiba MaisMandela foi um exemplo de fortaleza moral, diz secretário-geral da ONU
Morre Nelson Mandela, ex-presidente e líder histórico da África do Sul
Nelson Mandela, de preso político a líder histórico da África do Sul
Segregacionismo vigorou por 44 anos na África do Sul; entenda o apartheid
Linha do tempo dos problemas de saúde de Mandela

O primeiro amor
Junto com o amigo, Justice,Mandela foge para Johannesburgo sonhando com a emancipação. Na capital da África do Sul, como estagiário de advocacia de Walter Sisulu, Mandela descobre sua vocação política e o primeiro amor. Na casa do chefe e mentor, o jovem Mandela conhece a enfermeira Evelyn Mase. “Uma menina bonita e tranquila que veio do campo”, recorda Mandela.

Eles se casaram em 1944 e tiveram dois filhos, Thembi eMakgatho, e duas filhas, Makaziwe e Pumla. Ao biógrafo Anthony Sampson, Evelyn lembra que o casal vivia com pouco dinheiro nos primeiros anos e não pagavam aluguel para sua irmã, mas mesmo assim eram felizes. “Todo mundo que nos via dizia que nós fazíamos um casal muito bonito”, recordou Evelyn.

Mas o casal não conseguiu conciliar as maneiras de ver religião e política. Absorvido pela militância,Mandela começava a ser tornar um líder do Congresso Nacional Africano (ANC em inglês), movimento contra a opressão dos negros sul-africanos. Convertida em testemunha de Jeová depois de perder a primeira filha, Evelyn se voltou cada vez mais à igreja.

“Quando eu lhe dizia que estava servindo à nação, ela respondia que servir a Deus estava acima disso. Um homem e uma mulher com visões tãodiferentes sobre seus papéis na vida não podem continuar juntos”, escreve Mandela. A união se desfez em 1957. Somente anos após o divórcio, com a eleição de Mandela para presidente em 1994, Evelyn afirma que a força do ex-marido vinha para a “obra de Deus”.

Mandela e Graça Machel, durante cerimônia em escola em Toronto Foto: AP Mandela e Graça Machel, durante cerimônia em escola em Toronto Foto: APWinnie
Advogado bem sucedido e divorciado, Mandela andava em carro americano importado quando avistou a assistente social Winnie Nomzamo em um ponto de ônibus. “Não sei se algo como o amor pode nascer à primeira vista, mas sei muito bem que no momento em que vi Winnie Nomzamo, eu queria tê-la como mulher”, escreve Mandela na autobiografia.

Eles se casam em 1958. Winnie contou em em seu livro dememórias que Mandela nunca lhe propôs casamento. “Um dia Nelson parou o carro no acostamento da estrada e disse: 'Sabe, tem uma mulher que é costureira, você tem que ir vê-la, ela vai fazer seu vestido de noiva. Quantas madrinhas você quer ter?'”, recorda. Segundo ela, ele não foi arrogante, foi apenas algo que ele estava certo e decidido. “Eu só respondi: a que horas?”, completa.

As duasfilhas do casal - Zenani e Zinzi - nascem nos primeiros dois anos de convivência, em meio à luta política, detenções e processos impostos pelo sistema de apartheid. Em sua autobiografia, Winnie também reclama da falta de tempo com Mandela. “Nunca houve este tipo de vida que você pensa como vida em família, uma jovem esposa que senta com seu marido. Você simplesmente não podia separar Nelson de seupovo: a luta, a nação vinha primeiro”, descreve Winnie.

Nem uma vez, desde que voltei da prisão, Winnie entrou em nosso quarto quando eu estava acordado... Fui o homem mais solitário no período em que fiquei com ela.
Nelson Mandela Sobre Winnie, diante da corte de divórcio, em 1995

Em 38 anos de união oficial, Winnie e Mandela conviveram por apenas cinco anos. O líder da ANC foi detido em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • mandela
  • Mandela
  • Mandela
  • mandela
  • Mandela
  • mandela
  • Mandela
  • Mandela

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!