Manaus

Páginas: 5 (1051 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014

O Arcadismo no Brasil teve início no ano de 1768, com a publicação do livro “Obras” de Cláudio Manuel da Costa.
Nesse período Portugal explorava suas colônias a fim de conseguir suprir seu déficit econômico. A economia brasileira estava voltada para a era do ouro, da mineração e, portanto, ao estado de Minas Gerais, campo de extração contínua de minérios. No entanto, os minérios começaram aficar escassos e os impostos cobrados por Portugal aos colonos ficaram exorbitantes.
Surgiu, então, a necessidade do Brasil de buscar uma forma de se desvincular do seu explorador. Logo, os ideais revolucionários começaram a se desenvolver no Brasil, sob influências das Revoluções Industrial e Francesa, ocorridas na Europa, bem como do exemplo da independência das 13 colônias inglesas.

Enquantona Europa surgia o trabalho assalariado, o Brasil ainda vivia o tempo de escravidão. Há um processo de revoltas no Brasil, contudo, a mais eloquente durante o período árcade é a Inconfidência Mineira, movimento que teve envolvimentos dos escritores árcades, como Tomás Antônio Gonzaga, Alvarenga Peixoto e Cláudio Manuel da Costa, além do dentista prático Tiradentes.

Como a tendência é do eixocultural seguir o econômico, os escritores árcades são, na maioria, mineiros e algumas de suas produções literárias são voltadas ao ambiente das cidades históricas mineiras, principalmente Vila Rica.
Falar sobre os movimentos artísticos é, sobretudo, enfatizar acerca de questões relacionadas ao contexto histórico-social que demarcou a história da humanidade. As manifestações artísticas, todas elasinerentes às chamadas escolas literárias, foram fruto de uma leitura de mundo, segundo a concepção dos artistas que por meio delas se fizeram percebidos. Partindo de tal princípio, enfatizaremos o movimento árcade, revelado pelo estilo de época denominadoArcadismo.
Situamo-nos, portanto, no século XVIII, época profundamente demarcada por grandes transformações sociais. Uma delas, a RevoluçãoIndustrial, trouxe consigo o êxodo rural e, consequentemente, o crescimento urbano. Emergia, assim, a mão de obra assalariada, tendo como consequência o progresso tecnológico e científico, colocado a serviço da produção de bens. A aristocracia foi perdendo seu poder de força e, consequentemente, entrava em declínio o absolutismo monárquico, passando a ceder lugar à burguesia.

Somada a taistransformações, entrava em cena uma nova corrente filosófica – o Iluminismo, calcado no pressuposto de que a razão era fator determinante para a obtenção do conhecimento. Dessa forma, originando-se na Inglaterra,no final do século XVII, obteve forte expansão na França, no século XVIII, tendo como principais precursores os filósofos René Descartes e Espinosa, figuras reveladoras de um ideário voltadoúnica e exclusivamente à razão e à ciência (por acreditarem que todos os fatos deveriam ser isentos de toda e qualquer intervenção divina). Acreditavam também na bondade do ser humano e na igualdade entre todos, defendendo veementemente a ideia de que quem corrompe o ser humano é a própria sociedade, levando-o a conduzir atos não condizentes com a sua posição enquanto tal. Vale dizer que essa afirmaçãoestá relacionada ao pensamento de Rousseau e Voltaire – importantes filósofos que exerceram poder de influência. 
Partindo de tal premissa, cabe afirmar que o Iluminismo tinha por finalidade formar uma sociedade mais igualitária e esclarecida, razão pela qual o século XVIII ficou conhecido como o Século das Luzes. Tendo em vista essa série de influências um tanto quanto decisivas para omovimento em referência, principalmente no tocante à racionalidade, podemos dizer que o Arcadismo também é conhecido comoNeoclassicismo, concebido como uma retomada aos valores clássicos, baseados, principalmente, nas ideias aristotélicas.

Essa retomada esteve intimamente relacionada a alguns aspectos voltados para os postulados classicistas (como afirmado anteriormente), sobretudo manifestados por...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • manaus
  • manaus
  • manaus
  • manaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!