Manaus e suas origens

Páginas: 22 (5344 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014
Manaus e suas Origens
Construída em 1669, a Fortaleza de São José do Rio Negro é a concretização da necessidade lusitana de garantir o controle estratégico da boca do Rio Negro para evitar o acesso dos jesuítas espanhóis e dos indígenas hostis, aliados dos holandeses da Guiana. Em torno do Forte, logo se fixaram numerosos indígenas das tribos Manáo, Baré, Baniba e Passé, que ajudaram naconstrução da fortificação por influência dos catequistas portugueses. Nasce, assim, o Lugar da Barra.

Com a criação da Capitania de São José do Rio Negro, em 1735, a localização estratégica do Lugar da Barra garante-lhe status de sede da Capitania.
Em 1832, contando com poucas ruas, pontilhadas de casas de palha, o Lugar da Barra passa à categoria de Vila sob a denominação de Manaus – nome quemanteria até 1848, quando veio a chamar-se Cidade da Barra do Rio Negro. Só em 1856, depois da criação da Província do Amazonas, recebeu a designação definitiva de Cidade de Manaus quando já contava com cerca de 4 mil habitantes.

Esse núcleo inicial, embrião da cidade de Manaus – o Lugar da Barra – pode ser tomado como um marco histórico também por possibilitar a análise que desnuda a lógica daorganização e apropriação do espaço na Amazônia, como correias de um processo aniquilador de conquista e colonização, transformando-a espacialmente e às suas populações, seus recursos, suas culturas, para convertê-los em patrimônio europeu.

Conforme a cidade de Manaus crescia e espraiava-se sobre novos terrenos, outros igarapés iam-se incorporando ao mapa do perímetro urbano, sendo ocultados ousimplesmente engolidos por ele. E, ao mesmo tempo em que representavam sérios desafios administrativos, porque obrigavam a gastos adicionais como a construção de pontes para ligar os bairros ou a mobilização de grande quantidade de terra para aterro, constituíam concorridas áreas de lazer familiar e meio de provimento de atividades domésticas para vários extratos da população, desprovidos dosbenefícios de uma infra-estrutura mínima.

Cortavam a cidade os igarapés de São Vicente, de Manaus, do Bittencourt, mais o do Aterro e o do Espírito Santo – muitos deles hoje desaparecidos –, que drenavam extensas áreas da cidade. O igarapé do Aterro cortava a área onde hoje existe a avenida Eduardo Ribeiro. Podia ser percorrido por pequenas embarcações nos meses de cheia; na seca, transformava-se em umpantanal, que ia da ponte da Manaos Harbour Ltd. ao edifício do Jornal do Commércio, onde hoje é a confluência da Avenida Eduardo Ribeiro com a rua Saldanha Marinho.
Quanto ao igarapé do Espírito Santo, seguia o curso das atuais avenidas Getúlio Vargas e Floriano Peixoto. No inverno, era percorrido por embarcações até onde hoje é a esquina das avenidas Getúlio Vargas e Sete de Setembro,atravessado por três pontes.
A cidade, nesse período, era limitada ao norte pela rua Monsenhor Coutinho; ao sul pelo rio Negro; a leste pela rua Joaquim Nabuco e a oeste pelo igarapé de São Vicente. Além daí, existiam os domínios dos bairros de Educandos, Cachoeirinha, Campinas e São Raimundo.
Alguns desses igarapés eram freqüentados, aos domingos e feriados, por famílias finas que iam tomar banho efazer piquenique na longínqua Cachoeirinha.

O hábito do banho de igarapé aparece como um traço cultural dos mais resistentes quando analisamos historicamente a expansão da cidade em oposição à manutenção do modo de vida caboclo. Ele persiste ainda fortemente caracterizado até o início da década de setenta do século XX, quando os igarapés das cercanias da cidade ainda apresentavam razoável qualidadede água.
A segunda metade do século XIX demarca o início de um período em que a cidade de Manaus iria passar por uma série de mudanças significativas em sua paisagem urbana. A exploração da borracha deu grande fôlego aos cofres do governo, favorecendo a execução de uma série de obras que visavam ao embelezamento, saneamento e à modernização da cidade. Iniciava-se uma escalada de modificação...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • OS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE ACS EM MANAUS: ORIGEM E ATUALIDADES
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • Manaus
  • manaus

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!