MANAUAL DE PSICOPATOLOGIA1 1

2261 palavras 10 páginas
DEFINIÇÃO DE PSICOPATOLOGIA

Segundo Dalgalarrond (2000, p.22), a Psicopatologia pode ser definida como “um conjunto de conhecimentos referentes ao adoecimento mental do ser humano. É um conhecimento que se esforça por ser sistemático, elucidativo e desmistificante [...] que visa ser científico, que não inclui critérios de valor, nem aceita dogmas ou verdades”. O profissional da saúde, no campo da psicopatologia, não julga moralmente a pessoa em sofrimento psicológico, adoecido, busca apenas observar, identificar e compreender os diversos elementos da doença mental.

Terminologia: PSICOPATOLOGIA – PSICO (Termo que indica alma, espírito, mente.); PATO (sofrimento; doença); LOGIA – (discurso, expressão, 'linguagem; estudo, ciência; coleção).

SEMIOLOGIA DOS (AS) (TRANSTORNOS MENTAIS, DOENÇAS MENTAIS, ENTIDADES NOSOLÓGICAS1 OU SÍNDROMES)
Semiologia Significado:
1. Ciência geral dos signos, segundo Ferdinand de Saussure (v. saussuriano), que estuda todos os fenômenos culturais como se fossem sistemas de signos, sistemas de significação. A semiologia tem por objeto qualquer sistema de signos (imagens, gestos, vestuários, ritos, etc.);
2. Saúde: Estudo e descrição dos sinais e sintomas de uma doença; semiótica. [sinais, sintomatologia.].

CONCEITO DE SEMIOLOGIA
É o estudo dos sinais e sintomas das doenças, estudo que permite ao profissional de saúde mental identificar as alterações mentais e reformular hipóteses diagnósticas. Sintomas são as queixas subjetivas do paciente (ex.: dor de cabeça, alucinações, etc). Sinais são os achados objetivos do exame do paciente (ex.: ecolalia, parafasia (trocas ou deformação de palavras)).
TEORIAS DA DOENÇA MENTAL

1. Teoria Sobrenatural A doença é devida, a forças sobrenaturais como, por exemplo, deus(es), diabo, espirito, feitiçaria, macumba, etc. O seu tratamento deve ser feito por pessoas que tenham poderes sobrenaturais ou que possam convoca-los: sacerdotes, padres, pajés, xamãs, macumbeiros, pastor, bruxos e etc.

2. Teoria

Relacionados