Mananciais responsáveis pelo abastecimento da cidade de salvador

Páginas: 9 (2089 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
MANANCIAIS RESPONSÁVEIS PELO ABASTECIMENTO
DA CIDADE DE SALVADOR










Salvador – Maio de 2012
Introdução
Fontes de água, subterrâneas ou superficiais, que permitem sua utilização para o abastecimento público, são chamadas de mananciais. Podem ser considerados exemplos: rios, lagos, represas e lençóis freáticos. O importante é saber que este abastecimento depende de adequaçõese cuidados especiais garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais.
No caso da cidade de Salvador, existem alguns mananciais responsáveis, não só pelo seu abastecimento, como o de alguns municípios vizinhos. São eles: Joanes I e II, Ipitanga I, II e III, Pedra do Cavalo e o rio Pojuca.
O objetivo deste trabalho é trazer a importância dos mananciais em si para a população,assim como apresentar um pouco sobre cada um dos que abastecem a cidade de salvador, juntamente com alguns de seus problemas.












Mananciais de Salvador

Mananciais são todas as fontes de água, superficiais ou subterrâneas, que podem ser usadas para o abastecimento público. Isso inclui, por exemplo, rios, lagos, represas e lençóis freáticos.
Para cumprir sua função, umManancial precisa de cuidados especiais, garantidos nas chamadas leis estaduais de proteção a mananciais. Nessas regras, o ponto principal é evitar a poluição das águas, muito difícil de se conseguir em um país como o Brasil.

• Mananciais superficiais: Córregos, rios lagos e represas.
• Mananciais subterrâneos: Aquíferos freáticos e artesianos.

Um manancial deve:
Fornecer vazão suficientepara atender a demanda durante o período de projeto, e ter qualidade adequada sob o ponto de vista sanitário, sendo assim o corpo de água superficial ou subterrâneo, de onde é retirada a água para o abastecimento público.

 HISTÓRICO

Em uma época em que o Brasil se caracterizava pela existência de pequenos povoados, as freguesias, e grandes áreas de engenhos, oriundas das sesmariascoloniais, o atual bairro da Mata Escura, no Brasil Imperial serviu de local de abastecimento d’água para a região devido a seus mananciais hídricos.
Na parte central do bairro encontram-se os resquícios das represas que abasteceram Salvador até 1987, as Represas do Prata e da Mata Escura, que foram desativadas devido a problemas de baixa vazão e poluição causadas pelas ocupações dos últimos anos.Estas represas compõem um dos principais mananciais de Salvador, a Bacia do Camurugipe, que nasce no bairro de São Caetano, corta uma das áreas mais pobres de Salvador, atravessa a BR-324, até formar os lagos das barragens e segue através dos demais bairros, recebendo as águas de outros afluentes, inclusive esgotos, até atingir sua foz, na Praia do Costa Azul (FONSECA, 1999).

 MONITORAMENTO EFISCALIZAÇÃO DE MANANCIAIS

Batizado de Sistema de Gestão Ambiental de Mananciais (Sigam), está a cargo da Fundação Politécnica, com a coordenação da Superintendência de Meio Ambiente e Projetos e do Departamento de Tecnologia da Informação da instituição.
O primeiro manancial a contar com monitoramento pelo Sigam será a barragem Joanes I, situada entre os municípios de Camaçari e SimõesFilho, cujo sistema, associado ao do Rio Ipitanga, é responsável por 40% do abastecimento de água de Salvador.
Atualmente, a Embasa monitora a qualidade da água do Rio Joanes, das barragens Joanes I e II e de todos os mananciais da Região Metropolitana de Salvador através de análises físico-químicas e bacteriológicas realizadas regularmente em pontos de coleta georreferenciados.
A partir doresultado das análises são emitidos relatórios de Índice de Qualidade da Água (IQA) e informações de apoio à gestão ambiental.

 RIOS JOANES E IPITANGA

O rio Joanes deságua no Oceano Atlântico, mais precisamente na praia de Buraquinho, na divisa entre os municípios de Lauro de Freitas e Camaçari, possuindo no estuário uma extensão de aproximadamente de 06 km.
Os rios Joanes e Ipitanga...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cidade do Salvador
  • Análise dos problemas da cidade de Salvador
  • Fundação da Cidade de Salvador
  • Historia da cidade de salvador
  • As Cidades De Salvador Fichamento
  • Poluição sonora na cidade de salvador
  • transito na cidade de salvador
  • A Cidade de Salvador Carnaval

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!